Após mudança em regulamento, bois de Parintins estão proibidos de se ofender em desafio dos amos

 

A mudança no regulamento foi assinada pelos presidentes dos bumbás Caprichoso e Garantido

Gabriel Lopes – Rios de Notícias

MANAUS (AM) – O regulamento do 57° Festival Folclórico de Parintins foi divulgado nesta quinta-feira, 25/4. Uma alteração específica proíbe as provocações verbais e xingamentos de um boi para outro, pelos itens apresentador e amo do boi.

A mudança no regulamento foi assinada pelos presidentes Fred Goés, do Garantido, e Rossy Amoêdo, do Caprichoso. Em seu artigo 54, o documento destaca que as toadas de desafio e versos de desafios, estão permitidos, desde que não atentem contra os termos do artigo.

Leia mais: Prince do Caprichoso se pronuncia sobre fala de Israel Paulain: ‘não falou nada de errado’

“Serão consideradas transgressões a esse artigo as ofensas pessoais, citações e menções que ataquem a pessoalidade e a individualidade civil e moral dos artistas adversários”, diz o documento.

O documento especifica, no artigo 54, que o item ou representante do Boi-Bumbá que, durante sua apresentação, com suas toadas ou versos, atentar contra o pudor, a moral pública ou caracterizem racismo, machismo, homofobia, transfobia e intolerância religiosa será penalizado com a perda de dois décimos.

No artigo 55, um trecho específico chamou atenção: “Também será penalizado o Boi-Bumbá que através de seu item apresentador e/ou amo do boi, elogiar, ofender ou provocar por palavras, gestos ou qualquer outro meio o Boi-Bumbá adversário e/ou seus itens”, descreve.

Deste modo, cada boi que ofender ou provocar o adversário também será penalizado com 0,2 décimos por cada ocorrência.

Reações

João Paulo Faria, amo do boi Garantido, publicou um vídeo no X, antigo Twitter, com uma mensagem subliminar sobre sua possível saída do item. “A história foi escrita”, escreveu o artista, com um verso de desafio realizado no Festival do ano passado.

“Só falta os bois entrarem na arena abraçados e cada um com um buquê de rosas na boca”, comentou um internauta. “Ninguém pode mudar uma tradição por tolice. Os presidentes do boi apoiarem um regulamento desse é uma surpresa”, criticou outra pessoa. “Extingue logo o item amo do boi. Já que o regulamento não permite mais amassar o contrário”, opinou um terceiro.

Já o apresentador do boi perreché, Israel Paulaim, publicou um vídeo no Instagram com a legenda “A nossa tradição é imexível!”