DIRETIVA DA COOPESCA Z-31 DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ TIRA DÚVIDAS DE PESCADORES E PESCADORAS SOBRE DIREITO AO PAGAMENTO DO AUXÍLIO EXTRAORDINÁRIO POR CAUSA DA SECA EXTREMA

HUMAITÁ (SUL DO AM) – Com a decisão do presidente Luiz Inácio LULA da Silva, através da Medida Provisória 1.263 que concede auxílio extraordinário a cerca de 100 mil pescadores e pescadoras que já recebem o seguro defeso na Região Norte, a Colônia de Pescadores Z-31, no domingo 20, fez uma verdadeira maratona para conscientizar os trabalhadores que devem receber o auxílio de dois salários, em 2024.

Didático, presidente Sá Colônia Z-31, detalha o novo Seguro Defeso
O presidente da enidade, Samuel Mendonça (mais conhecido como Samuel da Colônia) reuniu associados na cidade de Humaitá para atualizar seus cadastros de pescadores artesanais aptos a receber dois salários mínimos sem descontos pela Caixa no valor de R$ de 2.824 cuja relação de beneficiários será enviada ao Ministério da Pesca e Aquicultura, em Brasília.
De acordo com o Governo Federal, o auxílio é destinado a 100 mil profissionais da região Norte que constarão de uma lista de beneficiários que o INSS vai divulgar e a data do recebimento aos pescadores afetados pela seca extrema na Amazônia.
Reunião dos Pescadores
Aos associados da Colônia dos Pescadores Z-31, em Humaitá, o presidente da entidade, Samuel Mendonça, “o valor será pago em parcela única os pescadores prejudicados cujo crédito extraordinário foi concedido pelo Governo Federal”. A decisão foi publicada na segunda-feira (7) do Diário Oficial da União.

Plenária da Pesca foi participativa
Samuel esclareceu de forma didática aos pescadores e pescadoras artesanais que “receberão o auxílio são beneficiários do Seguro Desemprego do Pescador Artesanal, cadastrados no Seguro Defeso nos municípios que decretaram calamidade pública ou de emergência por causa da estiagem extrema na Amazônia”.
– É o que assegura a Medida Provisória nº 1.263, olídr pescador humaitaense.

Durante o encontro foi esclarecida, também, que trata-se de uma decisão do Governo Federal e não da Colônia Z-3. Por sua vez, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vai elaborar a relação dos beneficiários e a data para o pagamento das parcelas em cota única, diz o consultor João objeto Soares, 52, ouvido pela reportagem em São Paulo, especialista no assunto.

Todos os pescadores e pescadoras para se habitar ao novo auxílio foram orientados a apresentar documentação pessoal, carteira de pescado atualizada junto à Colônia humaitaense , inclusive, atualização das contribuições, registro da embarcação e outros exigidos pela lei da Pesca para obtenção do seguro defeso 2021-2022 e 2023.
XICO NERY *
SOBRE O DEFESO
XICO NERY é Produtor Executivo de Rádio, Jornal, Televisão e Repórter Fotográfico. Trabalhou em A Notícia,Diário do Amazonas, Jornal O Povo do Amazonas, Rede Amazônica de Rádio e Televisão, Agência Amazônia de Notícias (DF),em agências da Amazônia e países da SUDAMERICA e Correspondente do Sul do Amazonas.
–