1º de maio – O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é celebrado anualmente em 1º de maio e comemora a luta histórica dos trabalhadores por melhores condições de trabalho.

Ilustração de vários trabalhadores abaixo do escrito 1º de maio – Dia do Trabalho.
O Dia do Trabalhador é celebrado no Brasil e em outros países no dia 1º de maio.
Crédito da Imagem: shutterstock.com

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é celebrado anualmente no dia 1º de maio. Celebrada internacionalmente, essa data remete à luta histórica dos trabalhadores para conquistar melhores condições de trabalho. A origem da data remonta ao movimento grevista puxado por trabalhadores estadunidenses em Chicago no final do século XIX.

No Brasil, a data passou a ser celebrada informalmente por trabalhadores no começo do século XX, e tornou-se oficial durante o governo de Artur Bernardes. A data foi amplamente explorada durante a Era Vargas, sendo parte do projeto político desse governante. Atualmente, ela é feriado nacional por determinação de uma lei de 2002.

Leia também: Dia das Mães  acontece todo segundo domingo do mês de maio em homenagem a todas as mães

 

Tópicos deste artigo

 

Resumo sobre o Dia do Trabalho

  • O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é celebrado anualmente no 1º de maio.
  • Essa data é celebrada no Brasil e em dezenas de países do planeta.
  • A celebração se inspirou no movimento grevista puxado por trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos.
  • Remete à luta dos trabalhadores por condições dignas de trabalho.
  • No Brasil, a data passou a ser celebrada a partir do governo de Artur Bernardes.

Por que o Dia do Trabalho é no 1º de maio?

Mais conhecido como Dia do Trabalhador, o Dia do Trabalho é uma data comemorativa dedicada aos trabalhadores e celebrada anualmente no 1º de maio, tanto no Brasil quanto em outras partes do planeta. A escolha da data tem relação com um movimento de trabalhadores estadunidenses.

O século XIX ficou marcado por movimentos de trabalhadores que lutavam por valorização e por melhores condições de trabalho. Na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XIX, os trabalhadores decidiram iniciar um movimento em defesa da redução da jornada para oito horas.