VEJA AGORA A COLUNA “5 FATOS DA CNN”

 

Segunda-feira, 6 de novembro de 2023EUA enviam submarino de mísseis guiados ao Oriente Médio como mensagem de dissuasão a adversários; anúncio de militares americanos no domingo (5) sobre operações da frota de submarinos é considerado raro. Administração Biden tenta evitar conflito mais amplo em meio à guerra entre Israel e Hamas

Alerta dos EUA

Num raro anúncio, os militares dos EUA disseram que um submarino de mísseis guiados chegou ao Oriente Médio, uma mensagem de dissuasão claramente dirigida aos adversários regionais, enquanto a administração de Joe Biden tenta evitar um conflito mais amplo em meio à guerra entre Israel e Hamas. O Comando Central dos EUA disse no domingo (5) nas redes sociais que um submarino da classe Ohio estava entrando em sua área de responsabilidade. Uma foto postada com o anúncio parecia mostrar o submarino no Canal de Suez, a nordeste do Cairo. Os militares raramente anunciam os movimentos ou operações da sua frota de submarinos de mísseis balísticos e guiados. Em vez disso, as embarcações movidas a energia nuclear operam em sigilo quase total.

Enem

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a Polícia Federal (PF) já realizou duas diligências, uma em Pernambuco e outra no Distrito Federal, para identificar os responsáveis pelo vazamento de fotos da prova do Enem após o fechamento dos portões e antes do horário permitido de saída da sala com as provas. “A PF já está investigando os fatos, inclusive fizeram duas diligências, uma em Pernambuco, onde um proprietário de um conteúdo digital divulgou a imagem, e outra no Distrito Federal. A polícia está engajada para fazer a investigação e poderá fazer outras diligências nas próximas horas para a gente identificar essa divulgação”. Manuel Palacios, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), descartou que servidores públicos do instituto estejam envolvidos no vazamento das imagens na internet antes do horário permitido.

Fórmula 1

Polícia Civil de São Paulo prendeu dez pessoas foragidas da Justiça desde o início das atividades do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, na última sexta-feira (3), que aconteceu no Autódromo de Interlagos, na zona sul da capital paulista, até este domingo (5). Os presos já haviam sido condenados ou estavam sob decisão cautelar da Justiça por terem cometidos crimes de vários tipos, entre eles roubo e pedofilia. As prisões foram feitas a partir da identificação dos criminosos no público, o que ocorreu após compartilhamento de dados entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a organização do evento. O sistema, chamado de Muralha Paulista, foi criado para ser usado em jogos esportivos e foi testado pela 1ª vez em um grande evento internacional.

Falta de luz em SP

O governador Tarcísio de Freitas vai sugerir que as distribuidoras de energia indenizem os cidadãos e os comerciantes prejudicados pela demora em religar a luz após o temporal da última sexta-feira em São Paulo, apurou a CNN. O pedido vai ser feito em reunião na tarde desta segunda-feira no Palácio dos Bandeirantes entre as distribuidoras, os prefeitos das cidades afetadas e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No fim da tarde deste domingo, 700 mil domicílios ainda estavam sem luz na grande São Paulo mais de 60 horas depois das chuvas. A previsão era de normalização de 100% das atividades apenas na terça-feira.

Pauta do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) dará continuidade, nesta semana, à análise de processos já iniciados pela Corte. A pauta tem como primeiros itens os casos que tratam dos requisitos para pedido de divórcio e da análise sobre se há omissão na regulamentação da licença-paternidade no país. A ação que discute a correção das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é o terceiro item. O governo pediu na quarta-feira (1º) o adiamento, para tentar costurar em acordo, mas ainda não há definição sobre a retirada de pauta. O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, também pautou para a semana a fixação de uma tese sobre a possibilidade de derrubada de decisão judicial definitiva dada nos Juizados Especiais Federais que tenha se baseado em norma posteriormente declarada inconstitucional pela Corte.
Veja sobre o que as pessoas estão falando.
Leia e compartilhe as notícias
Mr. Olympia
Saiba quanto Ramon Dino ganhou em premiação de fisiculturismo

Mulher, inclusão e diversidade
Professores elogiam escolha dos temas do Enem 2023

Máscara africana
Objeto raro fica no centro de batalha legal multimilionária; entenda

Faixa de Gaza
Netanyahu suspende ministro que sugeriu usar arma nuclear na região

Japão 
Tóquio faz exercício de evacuação após temores de mísseis norte-coreanos

28,1%
É a porcentagem de abstenção dos candidatos do Enem no primeiro dia de provas, segundo o Ministério da Educação. Leia mais.

“Já se passaram 30 dias. Já é suficiente. Isto deve parar agora.”

De uma rara declaração conjunta de chefes de 18 agências da ONU e outras organizações de ajuda apelando a um cessar-fogo imediato. Leia mais.

Nas redes sociais, imagens de banhistas que curtiam a praia no Leblon viralizaram após o mar invadir a areia e a orla da praia no domingo (5). A Marinha do Brasil emitiu um alerta avisando que ondas de até 3,5 metros de altura podem atingir o litoral do Rio até o fim desta segunda-feira (6). Assista ao vídeo.