Prefeito reduz burocracia nas escolas e fortalece bairros com o Proesc
A Prefeitura de Manaus vem promovendo mudanças significativas na rede municipal de ensino ao reduzir a burocracia e devolver autonomia aos gestores escolares por meio do Programa Orçamento na Escola (Proesc). A iniciativa transforma pequenos reparos em uma política pública eficiente, com impacto direto na educação e na economia dos bairros.
Durante visita à escola municipal Maria Rufina de Almeida, no bairro Alvorada, nesta segunda-feira (12), o prefeito David Almeida acompanhou de perto a aplicação dos recursos do programa, criado em 2021. O Proesc permite a solução de demandas simples, antes travadas por processos burocráticos, nas unidades de ensino.
Com o novo modelo, os recursos são geridos pelos conselhos escolares, que definem prioridades conforme a realidade local. Assim, profissionais da própria comunidade executarão os serviços, o que fortalece a economia dos bairros e gera emprego.
Atualmente, o Proesc atende 501 escolas da rede municipal, beneficiando mais de 248 mil alunos. Em 2025, o investimento no programa chegou a R$ 16,1 milhões. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa garante agilidade, previsibilidade e melhores condições de ensino e aprendizagem.
Para o prefeito David Almeida, o programa integra um conjunto de ações que impulsionam a educação pública em Manaus com planejamento, responsabilidade e foco nas pessoas.
