PF investiga recrutamento de ‘mulas’ para tráfico de drogas em Manaus

 

A ação tem como objetivo reunir elementos que comprovem a prática dos crimes e aprofundar as investigações sobre a origem e destino das drogas

Redação Rios

MANAUS (AM) – Na manhã desta terça-feira, 16/4, a Polícia Federal deu início à Operação “Narco Grooming”, visando desarticular uma organização criminosa envolvida no recrutamento e financiamento de “mulas” para o transporte de drogas entre estados brasileiros. Em Manaus, uma viatura da PF foi observada nesta manhã em frente a um condomínio localizado no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul.

A ação, deferida pela justiça, tem como objetivo reunir elementos que comprovem a prática dos crimes e aprofundar as investigações sobre a origem e destino das drogas, bem como identificar outras pessoas envolvidas no esquema. As penas previstas podem ultrapassar 30 anos de prisão.

De acordo com a PF, foram mobilizadas mais de 70 agentes federais, que estão executando quatro mandados de prisão preventiva, oito medidas cautelares diversas da prisão, e realizando dezoito mandados de busca e apreensão. Além disso, foram determinados a apreensão de 44 veículos em Manaus, Tabatinga, a 1.106 quilômetros da capital e Sorocaba (SP).

A utilização de um cão farejador foi utilizada para a prisão em flagrante de um indivíduo no Aeroporto Internacional de Manaus, que estava de posse de mais de 10kg de drogas.

A investigação revelou a existência de um esquema criminoso, responsável por recrutar e financiar pessoas para transportar drogas para diferentes regiões do país. O sujeito que recepcionava a droga e a “mula” também foi identificado, bem como os responsáveis por lavar o dinheiro obtido com o tráfico.

Eles se utilizavam de “laranjas” (pessoas interpostas), empresas de fachada e diversas outras técnicas, como a compra e venda de veículos para a lavagem de dinheiro.

*Com informações da assessoria