OBRAS REFERENTES A REFORMA DA UBS “EDIVALDO VENTURA” DO BAIRRO DA FONTE COMECARAM NESTA SEGUNDA (13) E ACONTECEM PRA MELHOR ATENDER A POPULAÇAO

LABREA (SUL DO AM) – Com conhecimento visível dos problemas e dificuldades herdados da gestão anterior, o prefeito GERLANDO LOPES (PL) autorizou na sexta-feira. 13, a interdição da Unidade Básica de Saúde (UBS) ” Edivaldo Ventura” do bairro da Fonte, no interior do Estado do Amazonas.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), começou a reformar e ampliar os serviços no prédio do órgão com o objetivo de fortalecer a assistência médica na saúde da população labreense e sua exposição afirmativa na região. A obra é mais um compromisso a ser cumprido pela gestão Gerlando Lopes e João Roberto no quadriênio 2025-28.
Subsecretário de Saúde, Deivid da Silva, fala da importância da reforma e da otimização dos serviços de saúde a população labreense
Os trabalhos contratados firam iniciados nesta segunda 13 e vão durar ao menos 50 a 60 dias, segundo anunciou o Subsecretário Municipal de Saúde Deivid da Silva (Veja vídeo). A Ordem de Serviço já foi dada pelo prefeito com a reforma sendo executada por meio da SEMSA.
De acordo com informações, a obra atende a uma das principais prioridades defendidas pela atual administração municipal- que precisou interditar o prédio da UBS por recomendação da SEMSA a fim de que os serviços a população feitos pelo SUS sejam readequados da melhor forma possível e reflitam em melhores condições de funcionamento da UBS e sua área de abrangência, informam fontes.
O atendimento – enquanto durar a reforma da UBS “Edivaldo Ventura” – será realizado no espaço e ambiente do Centro de Convivência do Idoso “Irmã Creuza Carolina” conjugado em salas cedidas pelo Centro Comunitário do bairro da Fonte, destacou o Subsecretário Deivid da Silva.
[12:16, 13/01/2025] Francisco NERY: CARA NOVA NA SAUDE – Já o serviço odontologico, segundo informações, será feito no Centro de Especialidade Odontológico da Prefeitura.
Os demais serviços, como consultas médicas, de enfermagem e vacinação, igualmente, não sofrerão interrupção- apesar do local improvisado enquanto durem as obras da reforma na UBS.
DEMANDAS ANTIGAS
Parte do Plano de Governo da nova Gestão em Saúde (2025-28), entidades civis organizadas informaram que “confiamos nas mudanças e transformações para o setor anunciadas pela atual Administração Municipal”. Pontuaram, ainda, que “o novo Governo precisa reforçar o setor administrativo hospitalar com nomes que já estavam a frente da rede municipal”.
Um dos pedidos de providência feito é o de a Prefeitura reforçar, com maior celeridade, e a mobilidade nas atividades dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endêmicas (ACE), além de farmácia, criar novas salas para procedimentos e adaptações para acessibilidade nas demais UBS e do Hospital Regional”.
Por sua conta e risco, usuários do SUS local (bairro da Fonte da rua da Caixa Baixa), sugeriram que os “reparos estruturais anunciados a UBS em sua área de abrangência, também, sejam levados as outras UBS e ais pontinhos de saúde da BR-230, ramais, Comunidade do Tauaruã, reservas do Ituxí e Médio Purus, além dos povoados ribeirinhos.
Por : XICO NERY é Produtor Executivo de Rádio, Jornal, Televisão e Repórter Fotográfico. Trabalhou em A Notícia, Diário do Amazonas, Jornal O Povo do Amazonas, Rede Amazônica de Rádio e Televisão, Agência Amazônia de Notícias (DF),em agências da Amazônia e países da SUDAMERICA e Correspondente do Sul do Amazonas.