NOVO AIRÃO – Invasão de terras, tráfico de quelônios e degradação do meio ambiente, família inteira faz isso no município

Degradação Ambiental

O município de Novo Airão, localizado na Região Metropolitana de Manaus, distante 190 km da capital amazonense, é um dos principais destinos turísticos da região. O município destaca-se por abrigar o Parque Nacional de Anavilhanas, uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza no Estado do Amazonas.
Mas, Novo Airão, vem sofrendo pela prática de crimes ambientais e desmandos de pessoas que almejam benefícios econômicos de maneira escusa e criminosa. Os moradores do loteamento Nossa Senhora de Nazaré, antigo Sítio São Francisco, localizado no Igarapé da Freguesia, ao lado do bairro Chicó na área urbana do Município de Novo Airão.
A antiga proprietária do local, Maria de Nazaré Luna, juntamente com seus filhos Raimundo Luna e Adelino Luna, contrariando os moradores da localidade, vem se apropriando de maneira ilícita das margens do Igarapé da Freguesia para obter vantagens econômicas, vendendo e alugando as margens do igarapé para depósito de areia, vindo a causar prejuízos ambientais no local.
Mesmo depois de lotear e vender os terrenos no local, Nazaré e seus filhos, continuam a prejudicar os moradores como se ainda fossem pro proprietários.
O filho Adelino Luna mas conhecido por ” Mãozinha” é um contupaz traficante de quelônios na cidade, onde todos sabem da prática ilegal mas, nenhum órgão ou autoridade toma providências pra sanar as práticas criminosas.
Os moradores do local afirmam que a secretaria de meio ambiente da prefeitura foi acionada mas, nada tem feito pra impedir os crimes ambientais da família Luna. Assim, clamam ao prefeito do município, Frederico Júnior, que faço a lei prevalecer, acionando os órgãos competentes do município, Estado e da União e ajudem a preservar as margens do Igarapé da Freguesia.

Da redação