Durante o evento também foi lançada nacionalmente a campanha salarial e de valorização dos jornalistas
Tomou posse a nova Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, que irá atuar no biênio 2024-2026. Durante o evento, que aconteceu ontem (31.01) no Salão Solimões do Palácio Rio Negro, foi lançada nacionalmente a “Campanha Salarial das e dos Jornalistas”.
Marcaram presença, a presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, FENAJ, Samira de Castro, autoridades locais convidadas, além de jornalistas e estudantes de jornalismo das universidades que atuam no Amazonas.
Os jornalistas Wilson Reis e Paula Litaiff são o presidente e a vice-presidente, respectivamente. Na abertura dos discursos, a jornalista Paula Litaiff falou sobre a crise de identidade no jornalismo, o combate às fake news e a importância da obrigatoriedade do diploma para atuar legal e regularmente na profissão.
Litaiff afirmou ainda, que o sindicato vai atuar buscando parcerias com empresas e veículos de comunicação, afim de que estas contratem cada vez mais jornalistas; na realização de projetos e modelos econômicos para apoiar empreendedores na área; na implantação de uma Ouvidoria para os profissionais; além de disponibilizar apoio a jornalistas que sofreram assédio moral e buscam ajuda jurídica e de recuperação de sua saúde mental.
O presidente do Sinjor-AM, Wilson Reis, destacou que a história do jornalismo no Brasil é ainda a história da democracia e da liberdade de imprensa. Para Reis, como a categoria sofreu inúmeros ataques e a tentativa de descredibilização nas últimas décadas, é preciso valorizar o profissional e resgatar a força do jornalismo.
Na solenidade, que teve como cerimonialista a jornalista e advogada Liliane Araújo, a presidente da Fenaj, Samira de Castro, frisou a representatividade do sindicato amazonense ter mulheres em cargo de gestão na entidade e pontuou o momento de reconstrução da profissão.
O advogado Jean Cleuter Mendonça, presidente da OAB-AM, também comentou sobre o combate a fake news e a importância do jornalismo profissional. O representante da seccional amazonense também destacou o desafio da comunicação contemporânea, como utilizar a favor da sociedade a Inteligência Artificial (IA).
Campanha Salarial

Durante o evento, a nova diretoria do Sinjor-AM promoveu o lançamento da “Campanha Salarial Nacional Unificada das e dos Jornalistas” e prestou uma homenagem em comemoração aos 65 anos da entidade.
Ao final, uma apresentação especial dois bois bumbás Garantido e Caprichoso marcou a noite de festa.
