Médico que faltou a parto para “tomar todas” é preso em Manaus
Policiais federais prenderam o médico boliviano Humberto Fuertes Estrada, de 50 anos, no início da noite desta sexta-feira (28), em um conjunto habitacional na zona centro-sul de Manaus. Ele estava com a prisão preventiva decretada sua captura ocorreu após monitoramento dos agentes, que o acompanharam depois de realizar um saque em um supermercado na zona norte.
Após a localização, os policiais seguiram Humberto até sua residência na Avenida Torquato Tapajós, onde recebeu voz de prisão. Em seguida, as autoridades o conduziram à sede da Polícia Federal, na Zona Centro-Oeste da capital amazonense.
O crime
De acordo com a investigação, o crime ocorreu no último fim de semana, em Eirunepé, interior do Amazonas. De acordo com a polícia, Humberto estava de sobreaviso na madrugada do sábado (22), mas deixou de atender chamadas do hospital enquanto se divertia em um bar da cidade.
A omissão resultou na morte do bebê de uma paciente em trabalho de parto, que aguardava atendimento médico. O médico só compareceu ao hospital no dia seguinte, por volta das 9h, quando a criança já havia morrido. Após tomar conhecimento do decreto de prisão preventiva, ele fugiu do município.
Agora preso, Humberto Fuertes Estrada ficará à disposição da Justiça. Além disso, ele responderá por omissão de socorro e homicídio qualificado, por deixar de realizar o procedimento obstétrico que poderia salvar a vida do bebê e evitar o risco à mãe.
