Lideranças indígenas e intelectuais amazonenses participam do Centenário da Semana de Arte Moderna de 22

Lideranças indígenas e intelectuais amazonenses participam do Centenário da Semana de Arte Moderna de 2
A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Conselho Municipal de Cultura (Concultura), apoia o evento on-line e comemorativo do Centenário da Semana de Arte Moderna, que nesta sexta-feira, 18/2, último dia, é dedicado à influência da cultura do Norte no movimento balizador da cultura brasileira. O evento é realizado pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC), em parceria com Célia Helena Centro de Artes e Educação.
O dia do evento dedicado à Amazônia terá a participação de escritores e lideranças indígenas da região, como o antropólogo João Paulo Tukano, Daniel Munduruku, Jaime Diakara, Estevão Tukano, Marcivana Sateré, e de intelectuais que estudam a cultura da região, com destaque para os professores José Ribamar Bessa Freire, Willi Bole, Marcos Frederico Krüger e Paulo Nunes.
Para o presidente do Concultura, Tenório Telles, a participação de Manaus e de seus artistas, intelectuais e lideranças indígenas no Centenário da Semana de Arte Moderna é um reconhecimento e uma oportunidade de divulgação da região e sua gente. “Ao mesmo tempo em que participamos de um momento histórico para a cultura de nosso país”, complementou.
A Semana de Arte Moderna, que foi realizada no Teatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, é um acontecimento artístico incontornável do processo cultural brasileiro.