Homem que matou companheira na frente da filha em Manaus é preso em SP

A polícia prendeu, nessa segunda-feira (13), Anderson da Costa Silva, condenado a 21 anos e 4 meses de prisão por matar a companheira na frente da filha. A captura ocorreu em São Paulo (SP), após sete anos foragido, e o crime aconteceu em 2017, no Conjunto Monte Sinai, zona norte de Manaus.

O assassinato aconteceu no dia 18 de junho, por volta das 19h. Na época, a empresária e estudante de enfermagem, Janaine Bruno Soares, 25, queria se separar devido ao ciúme excessivo, mas Anderson não aceitava a proposta.

Após retornarem de uma festa na casa de familiares, o casal teve uma discussão e, tomado pela raiva, ele usou um terçado para atacar a jovem. Durante o crime, a mãe e a irmã de Janaine tentaram impedir o assassinato, mas ele também as esfaqueou. Todavia, a mãe teve um ferimento grave na perna, e a irmã, de apenas 14 anos, teve um dedo do pé decepado. Já a vítima, que se formaria em setembro daquele ano, não resistiu aos ferimentos.

O feminicídio chocou a vizinhança, que tentou socorrer a jovem e acabou agredindo o assassino. Testemunhas afirmaram que o homem havia comprado dois terçados no dia anterior ao crime. Ele dizia que eram “para rolar a cabeça de uma”, o que reforça a suspeita de premeditação.

A prisão

De acordo com o delegado Fábio Aly, o homem de 46 anos estava numa casa localizada na rua Egeu, bairro Socorro, após troca de informações de inteligência entre as polícias.

Após o crime, o autor fugiu e permaneceu desaparecido até o localizarem nesta semana. Ele foi encaminhado à unidade policial de São Paulo, onde passou por exame de corpo de delito e aguarda transferência para o sistema prisional do Amazonas, onde cumprirá pena em regime fechado.

A prisão é consequência de uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e a Polícia Civil de São Paulo (PCSP). O trabalho também teve apoio do Ciberlab do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).