Grande revelação do atletismo brasileiro, Alison dos Santos é bronze aos 21 anos

 

Grande revelação do atletismo brasileiro, Alison dos Santos é bronze aos 21 anos
Ouro ficou com o norueguês Karsten Warholm, com novo recorde mundial estabelecido na final olímpica
Paulo Junior, colaboração para a CNN
2 de agosto de 2021 às 23:25
Atualizado 3 de agosto de 2021 às 01:15

Sorridente, descontraído e medalhista olímpico. Alison dos Santos, grande revelação do atletismo brasileiro, conquistou a medalha de bronze na final dos 400m com barreiras em sua estreia nas Olimpíadas, ainda aos 21 anos, em uma jornada histórica no Japão onde correu, cantou, dançou e recolocou o país num pódio de prova individual de pista depois de 33 anos.

Nesse período, o Brasil levou medalhas no salto com vara, no salto em distância, em provas de revezamento e na maratona. Feito parecido com o de Alison só em 1988, em Seul, com a prata de Joaquim Cruz nos 800m e o bronze de Robson Caetano nos 200m. O último ouro do país em provas de pista é com o próprio Joaquim, em 1984.

A medalha de ouro ficou com Karsten Warholm, da Noruega, batendo o recorde mundial e fechando em impressionantes 45s94. A prata foi para o americano Rai Benjamin, com 46s17, e Alison fechou o pódio 46s72. Todos fizeram os melhores tempos de suas vidas, e são os três maiores desempenhos da história da prova a partir de agora.

Alison dos Santos comemora o bronze nos 400m com barreiras
Alison dos Santos comemora o bronze nos 400m com barreiras
Foto: Gaspar Nobrega/COB
Com o pódio de Alison, o Brasil chegou a 11 medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. São dois ouros, três pratas e seis bronzes.