
Festa de Nossa Senhora Aparecida conta com missas e procissão
Em 2024, a Festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, celebrada neste sábado (12) em Manaus, com o tema “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”. Esse tema é uma homenagem ao Jubileu da Esperança proposto pelo Papa Francisco para 2025.
As celebrações ocorrerão ao longo do dia no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, na Zona Sul da capital. Confira a programação abaixo:
- 5h30: Carreata e bênção dos veículos
- 6h: Primeira missa e café partilhado
- 8h: Missa solene
- 10H: Missa com crianças
- 12h: Missa com a juventude
- 14h: Reza do terço
- 15h: Missa com bênção à saúde
- 17h: Missa campal seguida de procissão
Os festejos em honra à Padroeira começaram com as tradicionais novenas, realizadas de 3 a 11 de outubro, às 19h durante a semana e às 18h nos finais de semana.
A programação envolveu pastorais e movimentos das comunidades do bairro Aparecida, incluindo as Capelas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Sagrada Família, que participaram das entronizações da Bíblia Sagrada e da imagem da Santa, além da oferta de flores em homenagem a Nossa Senhora.
Segundo a organização, 24 órgãos públicos municipais e estaduais estão envolvidos, com cerca de 400 voluntários atuando no dia 12 de outubro, data da festa. A expectativa é de que mais de 80 mil pessoas participem do evento.
Tradicionalmente, o andor principal é confeccionado no dia 12. Este ano, devido à mudança no horário da procissão, que ocorrerá após a missa, às 18h, serão feitos dois andores para a Festa da Padroeira. Além disso, as senhoras da comunidade confeccionam roupas para as apresentações e para o andor utilizado durante as nove noites de novena em honra a Santa.