EUA confiam no sistema eleitoral brasileiro, diz subsecretária de assuntos políticos de Biden

Política – A subsecretária de estado do governo norte-americano para assuntos políticos, Victoria Nuland disse, em entrevista exclusiva à CNN, nesta segunda-feira (25) que os Estados Unidos tem “têm confiança real” no sistema eleitoral brasileiro.

Nuland, que é uma das principais negociadoras dos Estados Unidos sobre a guerra na Ucrânia veio ao Brasil acompanhada do subsecretário de Crescimento Econômico, José Fernández para uma série de reuniões de alto nível com representantes do Itamaraty, sobre diversos assuntos.

A secretária afirmou que as eleições brasileiras fizeram parte das discussões. De acordo com Nuland, o Brasil tem um dos sistemas eleitorais mais confiáveis e transparentes do hemisfério sul.

“Todos os brasileiros devem confiar nos sistemas e participar. Isso é o mais importante. E os líderes brasileiros precisam expressar essa mesma confiança nos sistemas”, disse.

A discussão acontece um dia após o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, ter dito que as Forças Armadas tentam “descreditar” e “estão sendo orientadas a atacar o processo eleitoral brasileiro”.

Durante a participação em um seminário sobre o Brasil promovido pela Universidade Hertie School, de Berlim, na Alemanha, o ex-presidente do TSE disse ainda que os ataques ao sistema são “totalmente infundados e fraudulentos”.

A lisura do sistema atual de urnas eletrônicas têm sido alvo constante do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de sua base eleitoral. Nesta segunda-feira (25), durante abertura da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), em Ribeirão Preto, no interior paulista, Bolsonaro falou que “nenhum parlamentar de esquerda tem dúvidas sobre urnas eletrônicas, todos confiam 100%, é impressionante. Por nosso lado, tem gente que confia também, principalmente depois de um aperto por parte do presidente ou líder do partido”.

Fonte: CNN Brasil