Entrevista de Sikêra Jr. com Bolsonaro fica em quarto lugar na audiência em Manaus

 

Sikêra Jr. com Bolsonaro fica em quarto lugar na audiência em Manaus

Tratada como “furo” jornalístico pela TV A Crítica e anunciada à exaustão pela RedeTV em nível nacional, a entrevista do apresentador Sikêra Jr. com o presidente Jair Bolsonaro (PL), gravada no último sábado (28) em Manaus e exibida

exibida ontem dentro do programa Alerta Nacional, não teve a esperada audiência nem no país, nem na capital amazonense. Em nível nacional, a emissora exibidora não passou de 1,7 ponto de audiência. No Amazonas o número foi bem maior, 4,2 pontos de pico, mas perdeu para TV  Amazonas (Globo), TV Norte (SBT) e Record TV e ficou no quarto lugar a maioria do tempo.

Sikêra Jr., que está há quase três anos na TV A Crítica, aonde estreou em julho de 2019, também ocupa o horário nacional da RedeTV desde janeiro de 2020. Ele chegou a liderar a audiência em Manaus no primeiro e em parte do segundo ano, rivalizando com a TV Amazonas, retransmissora local da Rede Globo. Em nível nacional, chegou a atingir os três pontos na audiência, o que é considerado muito bom para uma emissora pequena.

Mas assim como ocorreu antes em Alagoas e na Paraíba, aonde trabalhou como apresentador em televisões locais, o pernambucano foi perdendo audiência na medida em que sua fórmula repetitiva foi se desgastando. Ele prioriza o humor às notícias e tem forte engajamento político, especialmente na fase amazonense, quando demonstrou alinhamento direto com o presidente da República. A parcialidade também custa caro para o retorno das emissoras.

Bolsonaro visitou Sikêra Jr. todas as vezes que veio a Manaus como presidente. Seus filhos fazem propaganda do apresentador sempre que podem.

O apresentador voltou a ser mais influente na internet que na TV aberta, como acontecia nas outras emissoras aonde trabalhou.

Os números da audiência em TV aberta são medidos em tempo real sempre pelo Kantar Ibope Media, que é contratado por todas as emissoras e exibe os resultados com base na aferição dos aparelhos ligados.

A audiência é fundamental para medir a capacidade de engajamento das emissoras e atrair anunciantes.

A TV aberta ainda concentra a maior audiência entre os veículos de comunicação do país.

 

 

Blog do Hiel Levy