Detento é humilhado e forçado a rebolar na “boca da garrafa” em delegacia no Amazonas

Um vídeo estarrecedor que circula nas redes sociais mostra um detento rebolando na “boca da garrafa” enquanto é humilhado e agredido. O fato ocorreu dentro da 76ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Santa Isabel do Rio Negro, no interior do Amazonas.

O registro ocorreu a mando de um traficante conhecido como “Junior Nhonhon”, que, mesmo em liberdade, controla as ações dentro da unidade.

As imagens revelam o preso sendo forçado a dançar de forma obscena ao som de funk, obedecendo ordens de outros detentos. Em seguida, os presos o espancam com socos e “bolos”, numa clara demonstração de poder e humilhação pública.

O vídeo, gravado no mês passado, expôs as graves violações de direitos humanos dentro da delegacia, que abriga quase o dobro da capacidade permitida. Segundo o Ministério Público do Amazonas (MPAM), a carceragem comporta 16 presos, mas no momento da inspeção realizada em 12 de setembro, havia 29 detentos, incluindo condenados com pena definitiva.

A promotora Taize Moraes Siqueira, responsável pela comarca, classificou o caso como “situação crítica”. Ela exigiu da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) a transferência imediata dos presos para unidades adequadas. “A superlotação e a custódia irregular de apenados representam violação massiva de direitos humanos”, afirmou.

Além da superlotação e das denúncias de tortura, o MP destacou que a delegacia opera em condições precárias, com apenas um escrivão que comparece a cada 15 dias, um agente e dois policiais militares para todo o município. A Seap tem cinco dias para apresentar as medidas adotadas, sob pena de sofrer ações judiciais.

VEJA O VÍDEO AQUI