CONTAG E FETAGRI-AM ENCERRAM MAIS UM CICLO DE OFICINAS DE BASE NESTA QUINTA 12 COM A PARTICIPAÇÃO DE DELEGAÇÕES DOS PÓLOS SINDICAIS DO INTERIOR E DA CAPITAL

MANAUS (AM) – A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar no Amazonas (FETAGRI) encerram, nesta quinta-feira (12), no Hotel Da Vinci, nesta Capital, a 3ª Etapa das Oficinas de Base sob o tema “Planejando Ações Para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”.

Durante três dias, oito delegações dos dez pólos sindicais do Sistema Confederativo amazonense debateram e firmaram compromisso com suas bases “com a perspectiva de avançar na formatação de um modelo ideal visando garantir o desenvolvimento rural sustentável e solidário”, diz a presidente da FETAGRI, sindicalista Edjane Mereiles.





No âmbito nacional, de acordo com os anais deste ano da CONTAG, “seguem sendo realizadas oficinas de base em todo o Brasil”. Nesta semana, informam dirigentes da entidade, além do estado do Amazonas, houve oficinas nos estados de Alagoas e Rio Grande do Norte.
Nos três dias do painel, conforme a programação, o objetivo é o de implementar ações que visem fortalecer a agricultura familiar a partir da “tomada de decisões acertadas pelos agricultores e agricultoras do Amazonas para que atinjamos um desenvolvimento rural sustentável e solidário, assim como, a plena consagração do sistema confederativo”, disse Adelson Arruda, presidente do Sindicato Rural do município de Lábrea.
Em meio às discussões nos dois primeiros dias das oficinas, foi revelado que, dos 60 sindicatos rurais no Amazonas, 42 são comandados por mulheres. “É um prova que a diversidade é um fator de respeito à força da mulher no campo amazonense, que há muito já era gigantesca”.
– E que desde o passado já vínhamos transformando os desafios em conquistas, apontou Edjane.
Nesta quinta-feira, ainda, segundo fontes familiarizadas com a CONTAG e em sintonia com a FETAGRI-AM, o painel com as três etapas das oficinas de base será encerrado no período da tarde. Ao final, serão alinhavadas as diretrizes conjuntas aprovadas para os devidos encaminhamentos em busca de ações com o objetivo de se assegurar um desenvolvimento rural sustentável e solidário no Amazonas e no Brasil.
XICO NERY*
XICO NERY é Produtor Executivo de Rádio, Jornal, Televisão e Repórter Fotográfico. Trabalhou em A Notícia,Diário do Amazonas, Jornal O Povo do Amazonas, Rede Amazônica de Rádio e Televisão, Agência Amazônia de Notícias (DF),em agências da Amazônia e países da SUDAMERICAe Correspondente do Sul do Amazonas.