COLUNA 5 FATOS DA CNN;VEJA

 

 

 

 

Veja em seu navegador

Quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024Presídio de Mossoró tem interventor e segurança reforçada; PF procura foragidos. Após a fuga inédita de dois presidiários, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afastou a direção da penitenciária

Fuga de penitenciária

A Polícia Federal segue na busca pelos dois presos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró (RN), cidade localizada a aproximadamente 280 quilômetros de Natal. Após a fuga inédita, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afastou a direção da penitenciária. Ele deve nomear um interventor (um policial penal federal) hoje. É a primeira vez na história em que houve registro de fuga em um presídio federal de segurança máxima. A Polícia Federal foi acionada para atuar na busca pelos fugitivos e para apurar as circunstâncias da fuga. A Polícia Rodoviária Federal informou que irá utilizar um helicóptero para ajudar. A Interpol também foi acionada e 100 agentes federais trabalham na busca. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, os presos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça (vulgo Querubim, Chapa ou Cabeça de Martelo ou Martelo; e Deibson Cabral Nascimento (conhecido como Tatu, Deisinho ou Deicinho). A CNN apurou que os dois tem ligação com o Comando Vermelho, uma das maiores facções criminosas do Brasil.

Carnaval

Unidos da Viradouro se tornou campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2024, após obter 270.0 de pontuação. Entretanto, a escola de samba de Niterói está em meio a uma polêmica, com questionamentos sobre a sua vitória. Após fechar a noite do segundo dia de apresentações, a agremiação se tornou uma das favoritas ao apresentar um enredo inspirado nas raízes africanas. Porém, quatro escolas de samba — Grande Rio, Imperatriz Leopoldina, Mocidade e Beija-Flor — encaminharam à Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) um pedido de punição para a Viradouro. Segundo eles, a escola teve uma irregularidade em sua Comissão de Frente durante o desfile. Apesar de ser permitido desfilar com o mínimo de 10 e o máximo de 15 integrantes visíveis nesta ala, a Viradouro teria ultrapassado este limite. A infração pode fazer com que a agremiação seja penalizada com a perda de 0,5 ponto.
Prodesp
A Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) confirmou o desligamento do major da reserva do Exército Angelo Martins Denicoli pelo governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). As investigações da Polícia Federal (PF) apontam que Denicoli, que ocupava o cargo de assessor especial da Prodesp, teria participado da tentativa de golpe de Estado e integrado o núcleo de desinformação e ataques ao sistema eleitoral. O major, que está proibido de sair do país e de manter contato com os demais investigados, foi alvo de busca e apreensão pela PF na Operação Tempus Veritatis, deflagrada na última semana. A ação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Lula na África
O presidente Lula tem reunião marcada com o presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil El-Sisi. O encontro acontece no segundo dia da viagem do chefe de Estado brasileiro no país africano. Lula desembarcou ontem no Cairo, capital do Egito, aproveitando para visitar pirâmides de Gizé com a primeira-dama Janja. Segundo o Itamaraty, problemas relacionados ao conflito entre Israel e Hamas devem ser abordados na reunião entre os dois líderes. Também devem ser assinados acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação. Mudança climática e reforma das organizações internacionais são outros prováveis temas de discussão. Mais tarde, Lula deve participar de um almoço oferecido por El-Sisi e irá a uma reunião com o secretário-geral da Liga dos Estados Árabes, Ahmed Aboul Gheit, comparecendo também a uma sessão extraordinária do conselho de representantes do grupo.

Missão lunar

módulo lunar Odysseus, apelidado de “Odie”, embarcou numa viagem histórica à superfície lunar – com o objetivo de fazer a primeira aterrissagem de uma nave espacial fabricada nos EUA na Lua em cinco décadas. O lançamento segue de perto uma missão separada de pouso lunar dos EUA que falhou em janeiro. A Nasa intensificou o desenvolvimento de naves espaciais robóticas por meio de parceiros privados para avaliar o ambiente lunar e identificar recursos-chave – como a presença de água – antes de tentar devolver astronautas à Lua no final desta década. Odie decolou no topo de um foguete SpaceX Falcon 9 do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida. A missão estava programada para ser lançada na quarta-feira, mas um problema com a temperatura do propulsor necessário para alimentar a espaçonave atrasou a tentativa em 24 horas.
Veja sobre o que as pessoas estão falando.
Leia e compartilhe as notícias
Varíola do Alasca
Entenda o que é a doença que matou uma pessoa nos EUABeijo na boca
Tabuletas de argila da Mesopotâmia causam reviravolta na história da prática

Guerra de Israel
Exército israelense invade hospital de Khan Younis atrás de corpos de reféns

Praia Grande
Veja o que se sabe sobre o prédio interditado após colapso estrutural

Taylor Swift
Um em cada três republicanos acredita em teoria da conspiração sobre a cantora

7,3 milhões
É o número recorde de demissões voluntárias no Brasil em 2023, segundo dados organizados pela LCA Consultores com base no Ministério do Trabalho e Emprego. Leia mais.

“Eu que já estive dentro delas [das penitenciárias], e sinceramente não acredito, com aquele monitoramento, com aquela tecnologia, com aqueles níveis de códigos que existem, que alguém possa fugir sem contar com apoio externo.”

Do ex-ministro da Defesa e da Segurança Pública Raul Jungmann em entrevista à CNN sobre a fuga inédita de dois detentos do presídio de segurança máxima em Mossoró (RN). Leia mais.

O governador Tarcísio de Freitas confirmou presença na manifestação do ex-presidente Jair Bolsonaro, na Avenida Paulista, em São Paulo. As informações são da âncora da CNN Raquel Landim. Assista.
Compartilhar Compartilhar
Tweet Tweet
Encaminhar
Twitter
Facebook
Website
Copyright © 2024 CNN Brasil, All rights reserved.