Caminhão atropela aves em Manaus e dezenas são resgatadas
Um caminhão em alta velocidade atropelou dezenas de periquitos na noite dessa sexta-feira (26), na avenida Ephigênio Salles, zona centro-sul de Manaus. O condutor desrespeitou a sinalização que proíbe veículos pesados na faixa esquerda e alerta para a presença frequente das aves no local.
Motoristas que passavam pela via registraram o momento em que o veículo provocou o deslocamento dos periquitos das árvores às margens da pista. Infelizmente, isso resultou em mortes e ferimentos graves.
Um servidor da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), que presenciou o ocorrido, iniciou o resgate com apoio de outros condutores. Em seguida, ele as encaminhou ao Hospital Público Veterinário, onde mais de 15 periquitos receberam atendimento de emergência, com diagnóstico de fraturas, lesões múltiplas e traumatismos.
A secretária da Sepet, Joana Darc, lamentou o episódio, classificando-o como resultado de imprudência, e reforçou o pedido de ajuda da população para identificar o condutor. O caso pode ser enquadrado como crime ambiental, conforme a Lei de Crimes Ambientais, além de infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
