BRASILEIROS REPATRIADOS AMEAÇADOS – Não há como dissociar ameaças recebidas pelo repatriado com a disputa política no Brasil, diz advogada à CNN

A advogada Talitha Camargo da Fonseca disse que Hasan Rabee já recebeu mais de 200 mensagens após ser repatriado
À CNN, Talitha Camargo da Fonseca, advogada de Hasan Rabee – brasileiro que foi repatriado de Gaza e passou a receber centenas de ameaças pelas redes sociais desde que retornou ao Brasil – disse que não há como dissociar as mensagens recebidas por Hasan da disputa política em nosso país.
“Nosso país está polarizado e há uma barbárie em relação aos crimes digitais”, disse a advogada.
Segundo ela, há mais de 200 mensagens enviadas para Hasan com crimes de perseguição, injúria racial, ameaça de execução, difamação e calúnia, que serão levadas à área criminal e cível.
A CNN teve acesso a parte delas, nas quais Hasan é intimidado e chamado de terrorista. Também há muitas menções ao fato de Hasan ter aparecido ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Vamos levar a requisição de instauração de inquérito policial à Delegacia de Crimes Digitais, aqui de São Paulo, para que todos recebam as punições devidas e arquem com as consequências de danos morais”, falou.
Fonseca explicou que peticionou, junto ao Ministério dos Direitos Humanos, a entrada de Hasan no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), e que ainda nesta quinta-feira (16) enviará um pedido de escolta, caso haja necessidade, para o Ministério da Justiça.
Ela destaca o papel de Hasan na defesa dos direitos humanos ao mostrar a realidade durante o conflito na Faixa de Gaza, a situação de crise humanitária enfrentada pelos palestinos e a ter promovido a comunicação com o governo brasileiro durante as tentativas de resgate do grupo.
Ela também ressaltou que ele, assim como a maior parte dos outros repatriados, ainda tem familiares em Gaza para se preocupar.