ATAQUE TERRORISTA – Como os ataques de 11 de setembro mudaram o mundo

Como os ataques de 11 de setembro mudaram o mundo
Guerras em dois países, o surgimento de diversos grupos terroristas, mudanças na lei de vigilância, a criação de uma prisão americana em território cubano e uma nova moral dos americanos são legados dos atentados do dia 11 de setembro de 2001.
Por Felipe Gutierrez
No dia 30 de agosto de 2021, o general americano Kenneth McKenzie fez um anúncio aos repórteres que cobrem o governo dos Estados Unidos: “Estou aqui para anunciar o fim da nossa retirada do Afeganistão e o fim da missão militar para retirar cidadãos norte-americanos. Isso significa o fim do componente militar da retirada e também o fim da missão que começou no Afeganistão logo após o 11 de setembro de 2001”.
A declaração deixa claro como, passados 20 anos dos atentados cometidos pela Al-Qaeda em solo americano, o 11 de setembro de 2001 ainda tem consequências na geopolítica mundial.
Os EUA e o Oriente Médio foram os locais que mais mudaram após os atentados que ocorreram há 20 anos. Além das guerras, houve mudanças de legislação e mesmo da moral dos povos —há acadêmicos que dizem que um aumento da xenofobia entre os americanos tem origem nos atentados.
Fonte:G1