A POLÊMICA CONTINUA – Tiktoker fazendeiro do Amazonas diz ter conseguido manter capivara Filó após multa, e comemora; IBAMA contesta


Agenor Tupinambá havia sido multado em R$ 17 mil pelo Ibama e teria que entregar animal ao órgão
O tiktoker Agenor Tupinambá, de 24 anos, afirma ter conseguido manter consigo a capivara Filó após a polêmica envolvendo o Ibama. O criador de conteúdo fez um post collab no Instagram com o deputado Felipe Becari, nesta quinta-feira (20), com um texto relatando o que pode ser o desfecho do caso.
O Ibama disse em nota que capivaras e bichos-preguiças são animais silvestres, e que criar ou manter esses animais em casa é proibido pela legislação brasileira. Segundo o órgão, o criador de conteúdo foi autuado com base no decreto nº 6.514/2008, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).há
O tiktoker Agenor Tupinambá, que ficou conhecido mostrando sua rotina ao lado da capivara Filó e que foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal, usou suas redes sociais para se defender das acusações. O jovem teria que entregar o animal ao Ibama e pagar uma multa de R$ 17 mil. Ele se defendeu das acusações, afirmando que fez de tudo para preservar a vida de Filó, um filhote que vive com ele desde que nasceu. Após a repercussão, o influencer ganhou apoio de famosos.
Agenor mora numa fazenda em Autazes, no interior do Amazonas. De lá, ele mostra sua rotina com vários animais, inclusive Filó, que nasceu quando indígenas da região caçaram uma capivara sem saber que ela estava grávida. O primo de Agenor deu o filhote para ele, e o animal vive livre na fazenda do criador de conteúdo, onde ele compartilha sua rotina.
Nota de esclarecimento sobre influenciador digital do Amazonas
Publicado em 20/04/2023 18h20
“Brasília (20/04/2023) – Durante operação de combate a irregularidades relacionadas ao uso da fauna silvestre realizada em todo o país, o Ibama identificou perfis em redes sociais nos quais está caracterizada exploração indevida de animais.
Uma delas, feita no dia 18 de abril, ganhou repercussão nacional, – o caso do influenciador digital Agenor Tupinambá.
Edição Web : Mario Batista