Operação desarticula núcleo do crime organizado no Amazonas

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/AM) deflagrou, nesta segunda-feira (6), a Operação Xeque-Mate, ação que mira o alto comando do crime organizado no Amazonas. A ofensiva é um desdobramento das operações Torre 1 a 4.
Primeiramente, os policiais cumpriram cinco mandados de prisão, cinco de busca e apreensão, além do bloqueio de bens no valor de R$ 122 milhões, em Manaus/AM e Guarujá/SP.
As investigações revelaram um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro. A princípio, a organização movimentava milhões com o uso de fintechs, empresas de fachada e aplicativos de pagamento, driblando o sistema financeiro tradicional. Depois, convertiam parte do dinheiro ilícito em criptoativos e enviado ao exterior como forma de pagamento a fornecedores de drogas.
Um dos líderes da organização, mesmo atuando sob identidade falsa na Colômbia, enviava ordens diretas aos membros no Brasil. Ele foi vinculado a uma carga de mais de duas toneladas de entorpecentes apreendida em Manaus em 2024.
A operação contou com apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (SEAI/AM) e cooperação com autoridades colombianas. A FICCO/AM reúne forças da Polícia Federal, PRF, Polícia Civil, PM, SEAP, SSP-AM e outras instituições, com foco no enfrentamento ao crime organizado e à violência.