GERLANDO LOPES E JOÃO ROBERTO GARANTEM QUE NOVAS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL ABANGERÃO PRODUTORES RURAIS, SEGMENTOS LIGADOS À AGROINDÚSTRIA FAMILIAR E O SETOR PRODUTIVO ESTRATÉGICO DE LÁBREA   
 
LÁBREA (SUL DO AM) – Ao reconhecer as potencialidades dos agricultores familiares do seu município, apesar da crise econômicaem que o município foi mergulhado nos últimos anos cuja origem seria a falta de compromisso com esse importante e estratégico segmento da agricultura, o vice-prefeito João Roberto (PODE), disse que “chegou a hora da definição de critérios para que a agroindústria familiar avançar no quadriênio 2026-28”.
Nos relatos feitos à reportagem, ele afirmou que os pequenos e médios produtores rurais labreenses tem o direito de refinanciar suas dívidas com o governo, e que podem pagar seus débitos com a mesma facilidade dada aos grandes e ser incluídos nas novas negociações”.  Disse, também, que “os novos acordos devem proporcionar condições para novos créditos” (principamemte para a implantação da agroindústria da agriculutra famiiaar).
Giro por Brasilia
João Roberto – é labreense nato – é de opinião que “a nova Prefeitura irá oferecer condições nesse sentido aos pequenos e médios produotores rurais em parceria, direta ou indireta, com os governos estadual e federal”. Além de buscar, inclusive, ajuda fora do Estado e do país  visando abranger, de fato e de direito,  também, a regularização e o mercado consumidor aos produtos  disponibilizados por esses segmentos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal e do Estado.
Na Câmara, em encontro marcante com o deputado federal Sidney Leite (PSD).
Em rápida conversa por telefone com a reportagem, afirmou, no entanto, que “eu e o prefeito Gerlando Lopes, inserimos essas propostas no plano de governo 2025-28”. Aos produtores rurais serão ofertadas chances e os incentivos necessários para que transformemos os desafios em conquistas à cada um daqueles que queiram produzir, processar, comercializar seus produtos no mercado e à nova Prefeitura”.
A reportgem propôs, então, que “as autoridades busquem os produtores e os conscientizem de sua importância e capacidade de superação, com técnicos acampando nas comunidades e de lá só saiam quando os projetos foram elaborados e a meio caminho para, verdadeiramente,  funcionar após estudo de viabilidade técnica e econômica”.
Ouvidos sobre as propostas do fortalecimento da agricultura familiar no município pelo Plano de Governo do novo prefeito, moradores da Reserva Extrativista Ituxi (RESEX ITUXI), da Volta do Bucho, Cabeçudo, Punicici, Puciari, Sapatini, Curuquetê, indígenas da Ilha das Onças, do Igarapé dos Macacos, Aldeia Crispim (microrregião do Médio Rio Purus) das aldeias da Ilha das Onças, Igarapé dos Macacos e dos ramais ao longo da BR-230, demonstraram interesse em sua implantação em suass comunidades.
“Os produtos dos agricultores são de grande importância e ricos em nutrientes e proteínas, como as frutíiferas, legumes e hortaliças, e desta vez, e a partir do início do novo calendário escolar, irão melhorar a qualidade da merenda aos nossos alunos”, garantiu o vice-prefeito de Lábrea. Na opiniao dele, “irenos buscar todos os contratos, convênios, programas e projetos para tentarnos resgatar o protagonismo de Lábrea mantinha na política, no social, na economia e na cultura do tempo do saudoso ex-governador Gilberto Mestrinho”.
Por conta da situação crítica vivenciada pela população e setores da economia labreenses nos últimos anos, o prefeito Gerlando Lopes e o seu Vice, João Roberto, foram à Brasília (DF), onde participaram ativamente dos Seminários dos Novos Gestores 2025-28. Lá, estiveram no Congresso (Câmara e Senado) e em órgãos de controle da União.
XICO NERY*
XICO NERY é Produtor Executivo de Rádio, Jornal, Televisão e Repórter Fotográfico. Trabalhou em A Notícia,Diário do Amazonas, Jornal O Povo do Amazonas, Rede Amazônica de Rádio e Televisão, Agência Amazônia de Notícias (DF),em agências da Amazônia e países da SUDAMERICAe Correspondente do Sul do Amazonas.