Eleições Argentinas: ultraliberal Javier Milei vence 2º turno; mais de 98% das urnas já foram apuradas

 

Números oficiais ainda estão sendo atualizados. Milei tem 55,75% dos votos até o momento. Massa, 44,24%.

Resumo

  • Sergio Massa, candidato governista, já reconheceu a derrota e cumprimentou o ultraliberal Javier Milei.
  • Os resultados oficiais estão sendo atualizados a todo momento.
  • Economista ultraliberal, Milei chega ao poder com discurso radical antipolítica e pautas ultraliberais. Ele prometeu na campanha dolarizar a economia e fechar o Banco Central.
  • O principal desafio do país é a inflação astronômica. Em um ano, os preços subiram mais de 140%. Milei tem a proposta polêmica de dolarizar a economia e extinguir o Banco Central.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu agora há pouco no X (antigo Twitter) sobre os resultados da Eleição na Argentina. Ele desejou sorte e êxito ao novo governo, mas não citou o nome do vencedor, o candidato de extrema direita Javier Milei.

“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica”, disse Lula.

“Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, acrescentou o presidente.

Por G1/Globo