RACISMO – Família de passageiro pede justiça e denuncia motorista por injúria racial

 

Família alega que passageiro foi chamado de “neguinho bandido” antes de ser agredido por motorista

Gabriela Brasil – Rios de Notícias

MANAUS (AM) – A família de Danilson Soares Cardoso pede justiça após ele ter sido vítima de agressão por um motorista de ônibus na capital amazonense. Os parentes denunciam que além da violência física, ele foi alvo de racismo.

O caso aconteceu no sábado, 19/11, dentro da linha de ônibus 085, nas proximidades do Terminal 5, na zona Leste de Manaus, por volta das 15h40. A agressão foi filmada por um dos passageiros e publicada nas redes sociais, onde viralizou.

Conforme os passageiros, Danilson entrou no embarque da frente do ônibus, enquanto sua mulher e o bebê do casal, de quatro meses, na parte de trás. O motorista se irritou e agrediu o homem com diversos golpes de soco.

Ao Portal RIOS DE NOTÍCIAS, a mãe de Danilson, que não quis ser identificada, afirmou que a nora entrou na parte de trás, pois o ônibus estava lotado. Assim que tentou passar pela porta do transporte coletivo o motorista teria fechado a entrada e imprensado a mulher e o bebê na porta.

“Ele [Danilson] disse que pagava a passagem dela. Mas não foi isso que irritou ele [motorista], foi porque ele disse para o motorista ser cuidadoso, porque ele fechou os dois, a mãe e o bebê na porta. Imprensou a cabeça do meu netinho. O meu filho foi dizer para ele tomar cuidado, mas o motorista já levantou chamando de neguinho bandido”, diz a mãe de Danilson.

Conforme a mãe de Danilson, após a agressão, foi feito o Boletim de Ocorrência contra o motorista por injúria racial.

“Eu quero justiça, porque se ele [motorista] tivesse uma arma, ele teria matado o meu filho. Ele agrediu meu filho pela cor, só porque ele é moreno já veio chamando de neguinho bandido”, disse a mulher.

Ela também alega que a nota publicada pelo Sindicato dos Rodoviários de Manaus é falsa, por insinuar que Danilson possui um histórico de problemas com outros motoristas de ônibus. “Não é nada disso, o rapaz trabalha. Ele não é bandido. Isso está errado”.

Em nota à imprensa, a empresa responsável pela linha 085, Expresso Coroado, informou que o motorista foi afastado do cargo. Também salientou que iniciou a apuração dos fatos para tomar as medidas cabíveis.