Lula fará na ONU cobrança para que países ricos paguem por transição energética, diz ministro

 

Alexandre Silveira afirmou que ideia é transmitir a mensagem de que a agenda verde contribuirá para a paz

O presidente Lula (PT) fará em seu discurso de abertura da Assembleia-Geral da ONU um chamado para que os países desenvolvidos financiem os esforços para a transição energética.

“Não é justo que o Brasil e os demais países do Sul Global paguem pela transição. Essa transição deve ser monetizada”, afirmou à CNN o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

CNN Brasil Logo

 

Segundo o ministro, a ideia é transmitir a mensagem de que a agenda verde contribuirá para a paz.

“O mundo, especialmente os países desenvolvidos, que já têm qualidade de vida, precisam reconhecer a importância da construção de um mundo de paz. E essa paz há de ser construída a partir da prosperidade dos países em desenvolvimento. E essa ideia de conexão entre os dois temas que venho conversando com o presidente Lula”, afirmou.

Silveira está em Nova York, nos EUA, onde lançou no domingo (17), em evento da ONU, o Programa Nacional de Transição Energética Justa e Inclusiva. A investidores estrangeiros, o titular de Minas e Energia falou sobre os planos do governo para promover a descarbonização da economia e destacou a importância da aprovação do PL do Combustível do Futuro para destravar projetos de biocombustíveis e hidrogênio verde no país.