Lula encontra premiê australiano: ‘Desde 2018 não havia encontro entre nossos países’

 

 

Foto: Reprodução

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve o primeiro encontro bilateral no Japão, nesta sexta-feira (19), com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese.

 

Referindo-se ao isolacionismo da política externa brasileira na era Bolsonaro, Lula comentou que desde 2018 não havia encontro entre líderes dos dois países.

 

“Falamos sobre a ampliação das relações Brasil – Austrália, a Copa do Mundo de Futebol Feminino e recebi o convite para visitar a Austrália. Vamos trabalhar para cada vez mais aproximarmos nossos países”, escreveu.

 

Veja também

 

Presidente Lula desembarca em Hiroshima para participar de cúpula do G7

 

Em entrevista coletiva depois do encontro, o primeiro-ministro australiano Anthony Albanese, do Partido Trabalhista Australiano, disse que deseja “construir um relacionamento” com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, já que os dois países têm “visões muito comuns” sobre a “necessidade de agir” diante das mudanças climáticas.

 

O primeiro-ministro australiano também falou da necessidade de implementar políticas de desenvolvimento e combate à pobreza, e convidou o Brasil a ter um papel mais atuante junto aos países da zona do Pacífico.

 

“Gostaria de ver o Brasil e outros países da América do Sul desempenharem um papel maior, assim como os Estados Unidos, no Pacífico, e esse é um dos pontos que levantarei com o presidente”. Albanese também parabenizou o Brasil por assumir a presidência do G-20, em 2024.

 

O grupo é formado pelos ministros da área econômica e chefes dos bancos centrais das vinte maiores economias do mundo. Lula está em Hiroshima como convidado para a Cúpula do G7, grupo que engloba sete das mais importantes economias do mundo.

 

Fonte:Fórum