PAUINÍ, AMAZONAS (AM) – A Polícia Civil do Estado (PC-AM), através da 63ª Delegacia Interativa de Polícia deste município da mesorregião do Rio Purus, tem obtido grande sucesso nas operações de combate à criminalidade, com realce estatístico positivo ao combate do tráfico de drogas, armas, munições, além de prisão de foragidos da Justiça.
Equipe da PC de Pauini que compõe a “Operação Divisa”.
O avanço da bandidagem na cidade e na região da divisa com a Capital acreana (AC) e na cidade de Pauini, com reflexo negativo às ações policiais da época, inclusive com a elevação dos índices de violênciaa urbana, “nos dias de hoje, baixaram consideravelmente na gestão do Secretário de Estado da Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur”, diz conhecido professor universitário acreano na região.
Na cidade e no interior do município aações policiais tem levado “paz e tranquilidade aos cidadãos de bem”, ressaltou a fonte sob sigilo da identidade. Segundo notícias locais, “menores infratores, adultos e mulheres, tipificados como soldados das organizações criminosas estão sendo combatidos em todos os cantos do nosso município”.
SAMUEL, que estava em liberdade (do regime semiaberto), foi executado dentro de casa, em Novo Airão
PC de Pauini faz grande apreensão de drogas, armas, munições, produtos e equipamentos, além de motores rabeta e balança de precisão (digital), em Pauini/AM
Distante da Capital Manaus a ao emnos 923 quilômetros, a cidade de Pauini temn registrado elevados índices de prisões, apreensões de drogas, armamentos e cumprimento de mandados da Justiça a envolvidos com o crime organizado. Os números denotam que, “a ação da Polícia Civil não tem dado descanso à bandidagem”, acrescenta a fonte à reportagem do “PORTAL PELO AMOR DE DEUS”.
Entre as ações com resultados precisos,segundo dados da Secretariaa de Estado da Segurança Pública (SSP-AM) disponíveis ao público, apesar da Reportagem ter tentado em contato com a 63ª DIP, em Pauini, mas, as ligações não foram atendidas, constam a tirada de circulação de traficantes (boqueiros), puxadores de carro e motos, homicidas, pedófilos, feminicidas e menores infratores transladados ao Centro Sócio-Educativo “Dagmar Feitoza”,na Capital Manaus.
Outro destaque das equipes da Polícia Civil no município de Pauini, foi a “Operação Divisa” que prendeu, entre outros baques dados ao crime organizado, “de um trio de traficantes temido em posse de cocaína e maconha”. Da ação, também, participaram policiais militares cujo objetrivo foi desarticular “Organizações Criminosas” (ORCRINS) que atuaam no município e região.
No quesito homicídio, a prisão de quatro elementos de 18, 20,22 e 24 anos suspeitos de matar um jovem de 20 a pauladas após discussões em uma festa, segundo a Polícia Civil, numa das operações bem sucedidas, “foi um alívio às pessoas aterrorizadas com o avanço da violência urbana nos anos 2019-2022”.
Acusados de assassinaram jovem de 20 anos a pautadas numa festa. O crime foi por motivo fútil após discussao
De acordo com o investigador, Andreé Sergey, que atuou na época do crime, “os acusados foram presos no bairro Portelinha e em depoimento confessaram a participação de outros três envolvidos”. O crime chocou a opinião pública pauiniense, porque ocorreu durante uma festa por motivo fútil após discussão entre acusados e a vítima.
No rol de substâncias entorpecentes e roubos e furtos de produtos resultados de crimes na cidade de Pauini, a Polícia Civil tem levado vantagem nas operações realizadas, muitas vees, com participação da Políciia Militar sediada no município. Durante uma das operações 51 quilos de drogas foram apreendidas, além de munições (cartuchos), armas,balança de precisão (digital), radio-comunicadores, motosserras, motores (tipo rabeta) e roçadeiras.
Na ação policial foram presos em flagrante, Antônio Andrwé Vieira dos Sanwtos, 37, Antônio Raimundo Veiga,40,e Elda Marques Pereira, 29, envolvidos com tráfico de drogas e na apreensão dos 51 quilos de substâncias entorpecentes na “Comunidade Meteripuá”, zona wrural de Pauini. A ação contou, também, com apoio de policiais militares.
Arma caseira e drogas apreendidas na Operação
Entre outras operações de sucesso, a Polícia Civil, em Pauini, tem levado vantagem, também, na prisão de criminosos que cometem crimes de natureza leve e/ou de pouca punibilidade. Foi o caso de um ladrão flagrado por câmara de monitoramento furtando aparelhos celulares no valor de R$ 6. 750, na “Loja Alisson Celulares”, no bairro Pantanal.