Multas de trânsito em Manaus crescem 67% no primeiro quadrimestre do ano, aponta Detran-AM

Manaus (AM) – A capital amazonense registrou aumento de 67% no número de multas de trânsito aplicadas no primeiro quadrimestre do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), divulgados nesta segunda-feira (22).
De janeiro a abril, foram contabilizadas 17.741 infrações de trânsito. Em 2021, neste mesmo período, foram 10.569 autuações nas ruas e avenidas de Manaus.
Ainda de acordo com o Detran-AM, as principais multas foram aplicadas pela condução de veículo com licenciamento irregular (3.340 infrações); condução de motocicletas sem capacete de segurança (2.603 infrações; e condutores flagrados dirigindo veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir ou autorização para conduzir ciclomotor (2.014 infrações).
Retorno em locais proibidos
Outra infração recorrente no trânsito de Manaus é o retorno em locais proibidos. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração para quem comete esse tipo de irregularidade é considerada gravíssima, com perda de sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47.
Nesta segunda-feira (22), a Rede Amazônica percorreu avenidas das zonas Norte e Oeste da capital amazonense, e flagrou diversos motoristas cometendo esse tipo de infração.
Em um trecho da avenida Torquato Tapajós, Zona Norte da capital, a reportagem registrou motoristas utilizando o canteiro central para retornar ao sentido bairro bairro-Centro.
Na avenida Coronel Teixeira, Zona Oeste, condutores foram flagrados entrando na contramão de uma alça para voltarem ao sentido bairro-Centro da via.
Fonte: G1 AM