Unidades prisionais localizadas na BR-174 e na Estrada do Puraquequara, em Manaus, receberam reforço na segurança, após suspeitas de uma rebelião

Segundo o órgão, a manifestação ocorreria nesta segunda-feira (26). — Foto: Divulgação

As suspeitas foram identificadas pelo Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen), da Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap). Segundo o órgão, a manifestação ocorreria nesta segunda-feira (26) e pessoas seriam pagas para a ação.

Entre as reivindicações estariam a volta das visitas aos finais de semana e a entrada de alimentos externos. A manifestação também seria a primeira fase de um plano maior comandado pelo grupo criminoso.

“Esse grupo tem, após essa ação, a intenção de realizar mortes nos presídios, com objetivo de desestabilizar o sistema e enfrentar o Estado. Por isso, estamos monitorando e avaliando, juntamente com os órgãos de fiscalização, a tomada de medidas rígidas para conter possíveis atos que visem burlar a segurança do sistema prisional. Uma delas é a solicitação de transferência de detentos para o regime federal”, afirmou o secretário Vinícius Almeida.

Além do reforço dentro das unidades por parte de policiais militares do Comando de Policiamento Especializado (CPE), formado pelo Batalhão de Choque, Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e Cavalaria, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) irão fiscalizar o tráfego de veículos de transporte coletivo na rodovia federal. O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) também atuará nos acessos à Unidade Prisional do Puraquequara (UPP).