PC-AM alerta sobre riscos de procedimentos estéticos irregulares
A Polícia Civil reforçou nesta semana um alerta importante à população sobre os perigos de realizar procedimentos estéticos com dentistas que não possuem a especialização adequada. A orientação ocorre após a prisão, no início de novembro, de um cirurgião-dentista. Ela é investigada por aplicar procedimentos não autorizados e, durante a sedação das pacientes, realizar transferências bancárias indevidas.
De acordo com a delegada Deborah Barreiros, do 16º Distrito Integrado de Polícia (DIP), as pessoas precisam redobrar os cuidados, especialmente diante da grande oferta de serviços divulgados nas redes sociais.
“É fundamental verificar a formação do profissional, seu registro, histórico e se o local possui alvará e condições mínimas de higiene. Não se deve confiar apenas em propagandas atraentes ou preços baixos”, destacou a delegada.
Ela também ressaltou que o paciente deve exigir explicações claras sobre todas as etapas do procedimento, incluindo o que o profissional aplicará antes, durante e depois. Qualquer tipo de sedação só ocorrerá após total compreensão sobre o medicamento administrado.
Outro ponto importante é a checagem dos produtos utilizados, que precisam ter registro e autorização da Anvisa. Segundo a delegada, essas precauções ajudam a evitar danos à saúde e garantem que o procedimento seja realizado dentro das normas sanitárias.
Deborah Barreiros orienta ainda que vítimas de serviços irregulares procurem o Conselho Regional da categoria envolvida. Além disso, ela também pede para que façam exame de corpo de delito e registrem a ocorrência em uma delegacia. “Também é importante acionar o Ministério Público para garantir a apuração completa dos fatos”, reforçou.
As investigações sobre o dentista preso continuam. A PC-AM orienta que outras possíveis vítimas procurem o 16º DIP, localizado na rua Libertador, bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus.
