VÍDEO – Lula sobre embate entre Venezuela e Guiana: “Que bom senso prevaleça”

 

A Venezuela vota neste domingo (3/12) sobre a anexação de dois terços da Guiana. Disputa envolve riquezas em petróleo e recursos naturais

 atualizado 

Compartilhar notícia

UNFCCC/Reprodução
Imagem colorida mostra O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, faz um discurso na cerimônia de abertura da Cúpula Mundial de Ação Climática durante a COP28, em Dubai - Metrópoles

Enviada especial a Dubai* – Após ter uma reunião bilateral adiada com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, que ocorreria às margens COP28, em Dubai, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou, neste domingo (3/12), sobre a disputa territorial entre Venezuela e o outro país latino.

Lula frisou que apesar do encontro com o chefe de Estado da Guiana, previsto para a última sexta-feira (1º/12), ter sido desmarcado, ele permanece em contato com líderes dos dois lados da disputa. Mas, segundo o petista, “se tem uma coisa que a América do Sul não está precisando agora, é de confusão”.

“Teve um referendo, acho que é hoje o referendo, obviamente que o referendo vai dar o que o Maduro quer, porque é um chamamento ao povo para aumentar aquilo que ele entende que seja o território dele. E ele não acata o acordo que o Brasil já acatou”, frisou o petista em conversa com a imprensa em Dubai, antes de viajar para a Alemanha.

Olha o Lula numa coletiva de imprensa sendo perguntado sobre a possibilidade de guerra para a Venezuela anexar a Guiana. Foi agorinha em sua partida de Dubai.