Tem pendências bancárias para resolver? Veja expediente das agências neste fim de ano
Os atendimentos presenciais em agências bancárias estão cada vez mais raros, impulsionados pelo uso de aplicativos das instituições financeiras. Ainda assim, há situações — e clientes — para as quais a tecnologia não resolve, tornando necessária a ida até uma agência.
Neste fim de ano, esse público precisa ficar atento às mudanças no funcionamento dos bancos. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento presencial nem compensação bancária, como Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED), nos dias 25 e 31 de dezembro e em 1º de janeiro.
Na véspera de Natal, em 24 de dezembro, o atendimento ao público será reduzido, das 9h às 11h, pelo horário de Brasília. Nos estados com uma ou duas horas de diferença em relação à capital federal, o funcionamento ocorrerá das 8h às 10h.
O atendimento volta ao horário normal nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, exceto em localidades onde haja feriado regional. Para quem deixar para resolver pendências no fim do ano, o dia 30 de dezembro será o último de 2025 com expediente bancário regular.
No caso do Pix, não há mudanças: o sistema funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados, sem interrupção.
Contas e tributos
As contas de consumo — como água, energia elétrica e telefone — com vencimento em 25 e 31 de dezembro ou em 1º de janeiro poderão ser pagas no próximo dia útil sem cobrança de juros ou multa. A Febraban recomenda, no entanto, que impostos e tributos sejam pagos antecipadamente quando o vencimento coincidir com feriados ou dias sem compensação bancária, para evitar encargos, embora essas obrigações geralmente tenham datas ajustadas ao calendário oficial.
Segundo a entidade, os canais eletrônicos seguem como uma alternativa prática e segura durante o período. Internet banking, aplicativos de celular, caixas eletrônicos, atendimento telefônico e correspondentes bancários permitem a realização da maioria das operações, como pagamentos, transferências e consultas de saldo, além de facilitar a organização financeira.
Fonte: Brasil 61
