Presidente do PL afirma a Fachin que resultados das urnas eletrônicas serão respeitados

Política – Na quarta-feira (27), o presidente nacional do Partido Liberal (PL) Valdemar Costa Neto e o deputado Capitão Augusto se reuniram com o ministro Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dois apresentaram ao ministro o Instituto Voto Legal, que vai acompanhar a apuração e a totalização dos votos das eleições em outubro pelo partido do presidente Jair Bolsonaro.
A reunião, que durou cerca de 45 minutos, foi agendada por Costa Neto e não faz parte das reuniões do grupo de trabalho do TSE que reúne sugestões para ações voltadas para combater a violência política.
Segundo o Capitão Augusto, a reunião foi amigável. O presidente do PL e o parlamentar reforçaram que a sigla quer eleições mais transparentes e que não existe nenhum propósito de interferência eleitoral. Na conversa, os dois afirmaram que os resultados das eleições serão respeitados.
Na última terça-feira (26), Fachin também recebeu o grupo Prerrogativas, composto por advogados, pesquisadores e juristas que atuam em defesa do Estado Democrático de Direito. Nesse primeiro encontro, Fachin rebateu, sem citar nomes, as críticas ao sistema eletrônico eleitoral brasileiro. Em uma das suas declarações, o ministro afirmou que o TSE não está só e que a sociedade não tolere o negacionismo eleitoral.
Outra reunião com integrantes do PL e Fachin ficou marcada para a próxima segunda-feira, 1º de agosto. Desta vez, os técnicos do Instituto Voto Legal também vão se encontrar com o ministro.
Fonte: Jovem Pan