Polícia detalha ação contra executor de empresários em Manaus
A Polícia Civil esclareceu nesta segunda-feira (09) a ocorrência registrada na madrugada de domingo (08/02), no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus. Na ocasião, as autoridades efetuavam o cumprimento de um mandado de prisão preventiva contra Daniel de Oliveira Batista, de 34 anos. Ele era conhecido como “Barba”, e está envolvido na morte de empresários na capital amazonense.
Durante coletiva de imprensa, o delegado Ricardo Cunha, titular da DEHS, detalhou o caso e destacou a alta periculosidade do investigado. Daniel era alvo de investigações por envolvimento direto em quatro homicídios de extrema gravidade ocorridos na capital.
Entre os crimes apurados está o assassinato do empresário Luiz Tarcísio Xavier de Souza Filho, de 39 anos, ocorrido em 28 de janeiro deste ano. As autoridades também o prenderam em 2025, por ser um dos executores do empresário Abraam Lincoln. O crime aconteceu em 31 de dezembro de 2024, no bairro Planalto, zona centro-oeste de Manaus.
Além disso, o investigado possuía antecedentes criminais por roubo e adulteração de veículos.
Intervenção policial
De acordo com o delegado, as equipes da DEHS realizavam diligências para cumprir o mandado judicial quando o suspeito reagiu de forma violenta à abordagem.
“Após a montagem de cerco policial, o suspeito tentou fugir em um veículo, colidiu contra viaturas e efetuou disparos de arma de fogo contra os policiais. Diante da injusta agressão, a equipe revidou nos estritos limites da legalidade”, explicou Ricardo Cunha.
O homem levou disparos durante a intervenção policial, mas recebeu socorro dos policiais, que o encaminharam com vida ao Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, na zona leste de Manaus. Todavia, ele não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade.
No local da ocorrência, a polícia apreendeu armas de fogo, carregadores e munições de diversos calibres, além de veículos envolvidos na ação. A perícia criminal foi acionada e realizou os procedimentos técnicos. O caso foi formalizado em Boletim de Ocorrência, e os trâmites seguem sob responsabilidade da DEHS.
Por fim, o delegado reforçou que a Polícia Civil atua de forma contínua e técnica no combate aos homicídios. “Nosso compromisso é com a sociedade amazonense, com a defesa da vida e com a responsabilização de todos aqueles que insistem em promover a violência”, afirmou.
