FLAMENGO ELIMINA O CORINTHIANS NO MARACANÃ COM GOL DE PEDRO

 

 

O Flamengo voltou a vencer o Corinthians na noite de hoje (9), desta vez por 1 a 0 no Maracanã, e assim garantiu sua classificação às semifinais da Libertadores. O jogo no Maracanã foi mais equilibrado do que a ida, mas o Rubro-negro controlou a partir do gol de Pedro e avançou sem muitos sustos.

Somada aos 2 a 0 da ida, a vitória fechou o confronto com 3 a 0 no placar agregado. Classificado, o Flamengo segue vivo em três frentes e aguarda o confronto argentino entre Talleres e Vélez Sarsfield, amanhã (10), para conhecer o próximo adversário na Libertadores. Já o Corinthians está forçado a reagir rápido para que a eliminação não tenha impacto também no Brasileirão e na Copa do Brasil.

 

Atuação do Flamengo: Ajustes funcionam para controlar
O Flamengo iniciou a partida disperso e deixando buracos no sistema defensivo. O time demorou a fazer a leitura de Willian, que flutuava entre os volantes e criava oportunidades. Após sofrer alguns sustos, a reorganização permitiu controlar a partida, terminando o primeiro tempo melhor em campo, mesmo sem grandes chances.

Na etapa final, o Rubro-Negro voltou muito mais ligado, passou a pressionar e encontrou o caminho do gol com seu maestro Arrascaeta. Logo em seguida, o corintiano Bruno Méndez foi expulso e a classificação foi colocada no bolso flamenguista.

Atuação do Corinthians: Equilibro até tomar o gol
A aposta de Vítor Pereira foi na juventude e na marcação forte, com três volantes. O time conseguiu alternar momentos de marcação fechada, na frente da área, com boas subidas coletivas para abafar a saída de bola do Flamengo. Batalhou. Pressionado pelo placar agregado, teve que se lançar ao ataque no segundo tempo e sofreu o gol de Pedro logo depois do intervalo. Depois da expulsão de Bruno Méndez, só esperou o tempo passar. Pagou pelo jogo ruim na ida.

O camisa 14 mostrou mais uma vez por que está sobrando com a camisa do Flamengo. No gol de Pedro, tirou Fagner da jogada e deu uma linda assistência de três dedos para o atacante chegar de carrinho. Logo em seguida, fez outra bonita jogada e deixou Gabigol na cara do gol, mas o camisa 9 foi parado por Cássio. O uruguaio parece não fazer força para jogar o fino da bola. Já tinha sido assim no jogo de ida, e foi de novo na volta.

O pior do Flamengo: Filipe Luís é discreto
O experiente lateral esquerdo não chegou a fazer uma partida ruim, embora tenha cedido espaços no início do jogo. Mas com uma atuação discreta, destoou um pouco mais dos demais companheiros.

O pior do Corinthians: Yuri Alberto não se encontra

Contratado como esperança de gols, o camisa 7 demora a achar seu melhor futebol no Corinthians. Ainda não fez gol nos sete jogos que já disputou, e no Maracanã teve chance: no primeiro tempo, chegou a ter uma bola no um contra um, mas se atrapalhou com a bola e acabou desarmado. Foi substituído por Róger Guedes na etapa final.

Início frenético tem chances para ambos
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF
Logo aos dois minutos, Pedro criou a primeira chance do Flamengo em uma bicicleta que passou perto. Depois da primeira pressão, o Corinthians equilibrou o jogo quando adiantou sua marcação: primeiro Adson roubou uma bola quase na linha de fundo e exigiu ótima defesa de Santos; em seguida Fausto ficou livre na área, mas pegou mal de primeira. O Fla então respondeu em cabeceio perigoso de Éverton Ribeiro que passou rente ao travessão. Tudo isso em apenas 16 minutos.

Estratégias encaixam, e Flamengo cresce
Imagem: Sergio Moraes/Reuters
O Flamengo entrou em campo querendo ter posse de bola e controle do meio-campo; o Corinthians preferia ser combativo na marcação e rápido depois dos desarmes. Depois do início agitado, as duas estratégias viraram prática. O Rubro-negro quase saiu na frente após tabela de Éverton Ribeiro e Rodinei, e depois de novo em chute longo de Gabigol que passou perto da trave. O Alvinegro se segurou e tentou usar a velocidade pelos lados, mas o primeiro tempo terminou sem gols.

Pedro finda as esperanças do Corinthians
Imagem: Sergio Moraes/Reuters
O Corinthians voltou com um volante a menos e Renato Augusto em campo. A intenção era atacar mais, mas não deu tempo. Logo aos sete minutos, o Flamengo abriu o placar com Pedro após uma escapada de Arrascaeta nas costas de Fagner. Daí em diante a eliminatória estava decidida, e não à toa os primeiros gritos de “eliminado” começaram a soar no Maracanã dez minutos depois do gol.

Flamengo domina e repete roteiro da ida
Imagem: Sergio Moraes/Reuters
A ampla vantagem deixou o Flamengo à vontade no jogo, e o Corinthians não se encontrou mais. O Rubro-negro já controlava completamente quando Bruno Méndez acabou expulso por uma falta de mão na bola como último homem, e daí em diante colocou o adversário na roda. Só não fez mais gols porque Gabigol se cansou de perder gols: parou em Cássio duas vezes, na terceira furou após ótima jogada de Arrascaeta e na última mandou para fora.

Seleção brasileira de olho
Imagem: Bruno Braz/UOL
A seleção brasileira marcou presença no Maracanã com Cleber Xavier, auxiliar de Tite, e Matheus Bachi, filho do técnico e também integrante da comissão. Eles estiveram em um dos camarotes para acompanhar o jogo e observar possíveis candidatos de futuras convocações. Ambos inclusive já trabalharam com Tite no Corinthians.

Torcedores do Fla provocam jornalista
O jornalista Benjamin Back, corintiano declarado, não escapou da provocação dos rubro-negros durante a partida. Situado na tribuna de imprensa do Maracanã, ele foi identificado por torcedores do Flamengo que estavam próximos, no setor Oeste, e teve que ouvir os gritos de: “Eu, eu, eu, o Benja se f?”.

Disputa de barulho entre as torcidas
As torcidas de Flamengo e Corinthians fizeram um duelo nas arquibancadas do Maracanã antes de a bola rolar. O estopim foi quando os times subiram ao gramado, e o frenesi durou até o apito inicial. Depois, com a classificação encaminhada, a torcida do Flamengo fez festa e provocou com gritos de “eliminado”; a do Corinthians cantou até o final mesmo com o time dominado no gramado.

Cássio alcança mais uma marca

O camisa 12 alcançou o segundo lugar na lista dos jogadores que mais vezes entraram em campo pelo Corinthians, com 607 jogos. Nas contas do Almanaque do Timão, serviço de dados históricos do Alvinegro, Cássio está empatado com Luizinho ‘Pequeno Polegar’, ídolo dos Anos 1950 e 60. A expectativa é que o goleiro se isole na segunda posição no clássico contra o Palmeiras, no sábado, na Neo Química Arena.

FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO 1 x 0 CORINTHIANS

Competição: Copa Libertadores, jogo de volta das quartas de final
Data e horário: 9 de agosto de 2022 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Auxiliares: Richard Trinidade (URU) e Carlos Barreiro (URU)
VAR: Leodan Gonzalez (URU)
Cartões Amarelos: Léo Pereira (FLA); Raul Gustavo (COR)
Cartão Vermelho: Bruno Méndez (COR)
Público: 68.418 presentes (62.082 pagantes)
Renda: R$ 5.387.254,50
Gol: Pedro (FLA), aos 7 minutos do segundo tempo

FLAMENGO: Santos; Rodinei (Matheuzinho), David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; João Gomes (Diego), Thiago Maia (Vidal), Éverton Ribeiro (Victor Hugo) e Arrascaeta; Gabi e Pedro (Everton Cebolinha). Técnico: Dorival Jr

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Raul Gustavo e Fábio Santos; Du Queiroz, Roni (Giuliano) e Fausto Vera (Renato Augusto); Adson (Balbuena), Willian (Gustavo Mosquito) e Yuri Alberto (Róger Guedes). Técnico: Vítor Pereira