Greve na saúde pública: por falta de pagamentos, médicos decidem atender apenas pacientes de urgência

 

Calamidade na saúde! Médicos do Amazonas decidiram paralisar os atendimentos na manhã desta sexta-feira (1). O aviso foi feito na tarde de quarta-feira (29) pelas empresas médicas que prestam serviços ao Governo do Amazonas.

Muitas pessoas estão revoltadas, os atendimentos nos postos de saúde pública do estado estão reduzidos. Médicos fecharam as portas dos consultórios e estão atendendo apenas os casos muitos graves.

De acordo com os bastidores políticos, deputados e senadores do Amazonas visam solicitar uma intervenção federal na saúde do estado se a situação não for resolvida.

Vale reforçar que toda essa situação está acontecendo devido a falta de pagamento do governo as empresas que prestam serviços aos hospitais públicos do AM.

No comunicado emitido na quarta (29), as prestadoras de serviço informam que os pagamentos já foram encaminhados pela Secretaria de Saúde (SES) a Secretaria da Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz), entretanto, o secretário da pasta, Alex Del Giglio, não libera os pagamentos.

Alex está bloqueando os pagamentos há mais de cinco meses, isso apenas em 2023, fora os pagamentos atrasados de anos anteriores.

“Em conjunto com este pleito urgente na regularização dos pagamentos, resgatando assim a dignidade profissional dos médicos que prestam serviços há meses sem contrapartida financeira”.