ELEIÇÃO PARA O CONSELHO TUTELAR DO MUNICÍPIO DE IRANDUBA SURPREENDE PELO NÚMERO MUITO GRANDE DE CANDIDATOS APOIADOS POR POLÍTICOS RIVAIS DIANTE DA SUCESSÃO DO PREFEITO AUGUSTO FERRAZ; PODE HAVER REVIRAVOLTA POR DENÚNCIA DE COMPRA DE VOTOS E DO NÚMERO BAIXO DE COMPARECIMENTO ÀS URNAS

 

 

IRANDUBA (AM) – Por conta de uma aparente desorganização, a eleição para conselheiro tutelar no município de Iranduba, a 32 quilômetros de Manaus, passou do horário previsto.De acordo com edital da eleição, o pleito deveria ter ido até às 17h deste domingo, 1º de outubro.

Local fica com porta trancada e gera protestos de eleitores mais jovens

Nos locais de votação (a maioria em escolas públicas) muita confusão tirou o brilho do caráter democrático prometido pelos candidatos durante a campanha (principalmente entre religiosos de diferentes denominações apoiados, abertamente, por grupos políticos rivais).

Estourado o tempo para votação, o eleitor que conseguiu permanecer ficar na fila dentro dos estabelecimentos onde as seções funcionaram pode exercer seu compromisso de votar no candidato de sua preferência. Os que não puderam exercer sua cidadania, deixaram os locais de votação, por obra e graça de uma aparente desorganização do pleito.

Depois das 17h, horário previsto para o encerramento da votação, a coordenação geral da eleição, permitiu que “quem se encontrava nas seções, tinha chance ainda de voltar nos seus candidatos”. Sobre o assunto, ninguém da Justiça Eleitoral ou da Coordenação do certame quis se manifestar à midia que cobria o evento.

Denúncia de abuso de poder e “Boca de Urna” na eleição 

Por volta das 20h30, ainda se podia ver pessoas se aglomerando nas seções eleitorais, a maioria nas escolas da cidade. Nesses locais, muita gente reclamou por deixar de votar. Segundo o agricultor Raimundo Nonanto da Silva, 54, mrador da Ilha da Paciência, “estou aqui, nessa fila, dentro da escola Isaías,  sem tomar café, beber água e sem comer”.

Até as 21 horas, numa parcial divulgada, extraoficialmente, quatro candidatas lideravam o ranking de conselheiros tutelares mais votados no pleito deste domingo, 1º de outubro. Sobre o assunto, parte da Coordenação admitiu que, “os resultados podem sair um pouco atrasado”.

Enquanto isso, centenas de eleitores fizeram coro diante, segundo informações, “de tanta bagunça e desorganização”, exigindo que a eleição seja cancelada e se marque outra para os próximos quinze dias. A justificativa, segundo apurou o “PORTALPELOAMORDEDEUS”, é o número muito grande de desistentes e o baixo comparecimento de eleitores aptos a votar.

Com a tolerância dada a eleitores que se encontravam no interior ds seções eleitorais, após as 17h, horário estabelecido pela Justiça Eleitoral, denúncias de compra de votos pipocaram nas redes sociais e plataformas digitais. Além disso, pessoas confirmaram que, “eleitores teriam sido beneficiados com cestas básicas, cotas de combustível e entrega de notas de R$ 50 fora dos locais de votação”.

Essas denúncias, apesar de terem sido divulgada pela Internet, não foi possível serem confirmadas pelo “PORTALOPELOAMORDEDEUS”. Por sua vez, a reportagem apurou, também, que, nenhuma ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia da cidade de Iranduba, até ao fechamento desta edição.