ELEIÇÃO DE 2024 EM HUMAITÁ VIRA JOGO DE XADREZ PARA CANDIDATOS CHAPA BRANCA, DENUNCIA CAMPANHA DIFAMATÓRIA CONTRA O MDB E TURBINA NOVAS FORÇAS POLÍTICAS CONTRA VELHO SISTEMA POLÍTICO DE “UMA SÓ FAMÍLIA”

 

HUMAITÁ (SUL DO AM) – Com a aproximação das eleições deste ano, o pleito neste município, a 696,4 quilômetros da Capital Manaus, virou um verdadeiro jogo de xadrez para alguns vereadores eleitos em 2020 e pré-candidatos a prefeito à próxima disputa eleitoral municipal de 2024.

Num universo de eleitores mais conscientes, “a chance de metade dos vereadores atuais se reelegerem estaria ligada à condição da importância do trabalho de cada um deles realizado na assistência das demandas, melhorias na saúde, educação e desenvolvimento de projetos e programas nas suas bases eleitorais em bairros e comunidades do interior”.

Jovens políticos humaitaenses começam a navegar em busca de mudanças e transformações REAIS e específicas

É o que afirmou um consultor de uma agência de pesquisa e opinião contratada por pré-candidatos considerados, excessivamente “fissurados com resultados da própria performance política para consumo”. E de olho nas eleições de 6 de outubro que vem.

Sob anonimato, a fonte deitou falação à falta de credibilidade de políticos humaitaenses que já foram de tudo na política local, tanto no Executivo quanto no Legislativo mirim. E que, agora, “arriscariam ser eleitos ou reeleitos” num pleito que promete ser o mais inflacionado do Estado e suposta terceirização de votos.

Sob anonimato, a fonte diz que, quem estaria no poder há anos, mesmo na posse das chaves dos cofres (públicos e provados), ainda assim, “correrá o risco de não chegar ao objetivo que traçou”. Aqueles com menor poder de fogo (com dinheiro ou sem influência), mas reconhecidos nas comunidades e/ou em entidades civis organizadas, “poderiam chegar ao objetivo traçado”.

– E por falta de atendimento das necessidades da população, diz a assistente social Francisca Souza da Silva, 60.

Escola no Rio Marmelo resiste ao abandono propositadamente, sem reforma e respeito da gestão DEDEI LOBO

Esse fenômeno teria ocorrido na eleição do ex-prefeito Renato Gonçalves contra “o temido Roberto Ruy Guerra de Souza, para a época”, revela a fonte anônima da empresa de opinião e pesquisa que, por várias vezes, esteve no campo Humaitá.  Seria o caso das campanhas entre os antigos PSD e UDN, do século passado, acrescentou a fonte.

 

Oponentes ao PSC, e aliados de Herivaneo Seixas sustentam candidaturas do MDB. E querem fazer o enfrentamento

De acordo com a fonte empresarial, em catorze bairros e em 42 comunidades consultados pela empresa no interior do município de Humaitá, foi possível alegadamente que constatar que eleitores “ribeirinhos, extrativistas, pescadores, trabalhadores rurais e garimpeiros, podem decidir uma possível eleição para prefeito e vereador num universo de 55 mil habitantes”.  A análise é baseada na duplicidade de domicílios destas categorias – quase todos teriam moradia na cidade e na zona rural.

 

Desvio de conduta? Ver. PACHECO depõe contra a imagem da Câmara e dos 14 colegas que vão a reeleicao

 

Segundo o pesquisador, para vereador da situação o problema encontrado aponta possíveis dificuldades para mais de um terço dos atuais vereadores.  A motivação verificada é de que “nada está definido, nem para prefeito, nem a vereador”. Porém, o diferencial estaria “no distanciamento do Legislativo para com a não atenção plena aos cidadãos”, assinalou a fonte.

 

Prefeito DEDEI LOBO Escobar o Legislativo a 3,4 anos. Vereador denúncia desprestígio em Nova eleicao

– E um retorno precipitado desses políticos em campanha às casas dos eleitores, aumentaria ainda mais o risco de mais derrotas, arrematou.

 

Garimpeiros órfãos da defesa de Dedei Lobo devem ajudar a derrota-lo nas urnas.

OUTRO LADO – O pesquisador declarou, ainda, que o suposto jogo de xadrez na eleição de Humaitá parece continuar embaralhado até as convenções partidárias.   “Hoje, nenhum pré-candidato poderá chamar pare si o famoso jargão “já ganhei”, ele admitiu ao afirmar, no entanto, que, pré-candidatos do União Brasil, PSC, PSD, MDB, PL e a outros de ideologia conservadora, a nível de Humaitá por conta de um maior fundo partidário”.

Federação Brasil da Esperança quer oxigenar suas forças políticas em Humaita

Já na esquerda, os partidos da “Federação Brasil da Esperança” têm a chance do usufruto natural no engajamento no eleitorado mais próximo da base aliada do presidente LULA. Desse modo, admitiu, no entanto, que, “nenhum grupo endinheirado pode, nesse momento, garantir que irá passar para as fases seguintes, facilmente”.

A pouco mais de 164 dias das eleições municipais de 2024, PT, PCdoB e PV colocou à disposição do eleitorado dois potenciais pré-candidatos a prefeito e a vereança. Trata-se do cirurgião-dentista, Dr. Ronaldo Beleza (proprietário da Policlínica Mãe Conceição) e do Corretor Imobiliário e mineral, Evandro Cruz.

No dia 24 de maio que vem está prevista mais uma plenária da “Federação Brasil da Esperança”. O objetivo é a aprovação da agenda “Eleições 2024” e os nomes favoritos para a disputa a prefeito e vereadores. No evento, “pode ser batido o martelo em relação à confirmação de candidaturas e fortalecimento da majoritária visando o pleito eleitoral municipal deste ano”.

 

Humaita na UTI! A cidade já rejeita a atual gestão em até 86% de cidadãos da periferia

Mas até o prazo final para definir quem concorre e quem ficará de fora, segundo informações, “há muito ainda o que pode ser definido com relação à força dos nomes em colégios eleitorais, na cidade e na zona rural”. Para isso, depois da plenária do dia 13 passado, PT, PCdoB e PV, já promovem mobilizações e ações para a diretiva da “Federação Brasil da Esperança” alinhar as pré-candidaturas já apresentadas, diz Dr. Ronaldo Beleza.

MDB vai insistir na candidatura de Herivaneo Seixas

MENOS 1 ?- Nas fileiras do MDB há muita especulação em torno de um possível impedimento da declarada candidatura a prefeito do empresário e ex-prefeito do município, Herivâneo Seixas (ele é patrocinado pelo senador Eduardo Braga). Segundo consultores, “o político foi declarado inelegível por oito anos em decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

Caso Herivâneo Seixas seja impedido de concorrer, a sua possível saída da disputa levaria o partido a apoiar outro nome indicado pela legenda, apesar das últimas apontarem o ex-prefeito na liderança rumo ao Palácio das Mangabas – caso as eleições fossem hoje.

Dos bastidores do MDB, em Manaus, o portal obteve a notícia dando conta de que, “se o TSE confirmar a anulação da candidatura do ex-prefeito, “restaria ao partido indicar o provável um nome emedebista a vice na chapa do prefeito Dedei Lobo (PSC), inclusive, com aval do senador Eduardo Braga (que já teria discutido essa possibilidade).

Nesta quinta-feira, 25, o portal foi informado que, “o ainda pré-candidato do MDB teria recorrido da decisão do TRE-AM e que a defesa já prepara recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), podendo chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF), caso os recursos a favor da manutenção da candidatura emedebista sejam derrubados.

Dos bastidores do MDB, em Manaus, teria vazado a notícia dando conta que, “se o TER-AM e o TSE não confirmarem a candidatura do ex-prefeito Herivâneo Seixas, “restaria ao partido indicar, como alternativa, um nome emedebista para vice na chapa do prefeito Dedei Lobo (PSC).

Essa informação não foi confirmada por nenhum dirigente do Diretório Municipal do MDB, em Humaitá. Por sua vez, um pré-candidato a vereador que esteve com o ex-prefeito a dois dias atrás, afirmou ao portal que, “trata-se de mais uma fake news como parte de mais uma campanha difamatória para desacreditar o nosso candidato a prefeito”.

XICO NERY 

*XICO NERY é Produtor Executivo de Rádio, Jornal, Televisão e Repórter Fotográfico. Trabalhou em A Notícia, Diário do Amazonas, Jornal O Povo do Amazonas, Rede Amazônica de Rádio e Televisão, Agência Amazônia de Notícias (DF), em agências da Amazônia e países da SUDAMERICA