Recenseadores do IBGE denunciam assaltos durante coleta de dados para Censo 2022

Manaus (AM) – Recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) que atuam em Manaus têm sido vítimas de assaltos durante a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022.
Segundo o IBGE, até quinta-feira (25), foi registrado o roubo de 20 dispositivos móveis de coleta e seis tablets, na capital amazonense.
O órgão informou que tem “total preocupação com a segurança dos recenseadores, e que faz comunicação institucionais e com líderes locais para evitar situação de perigo”.
De acordo com o próprio IBGE, desde o início da coleta, 184 recenseadores pediram demissão no Amazonas, sendo 146 pedidos só na capital. Os principais motivos alegados durante a solicitação de desligamento foram falta de adaptabilidade ao trabalho, assédio, importunação e os assaltos.
Outra queixa recorrente entre os coletores de dados do IBGE é que muitos moradores estão se recusando a recebê-los, por medo e falta de informação.
No Amazonas, a previsão é que cerca de 1,1 milhões residências sejam visitadas. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.
*com informações G1