Disputa por pagamento levou ajudante a matar patrão no Tarumã

A Polícia Civil prendeu Edson Bandeira Barbosa, de 19 anos, em menos de 24 horas após o latrocínio do sargento da reserva do Exército, Ademir Gonçalves Barroso, de 56 anos. O crime aconteceu na madrugada de terça-feira (10/02), na residência da vítima, no bairro Tarumã-Açu, zona oeste de Manaus.

De acordo com as investigações, a motivação do crime tem a ver com um desentendimento relacionado à forma de pagamento da produção rural que a vítima vendia, incluindo valores, envio e entrega dos produtos. Edson iniciou as atividades laborais com o sargento há cerca de um mês. Entretanto, ele se irritou durante a negociação naquela noite, tomou posse de uma arma da vítima e efetuou um disparo contra sua cabeça, provocando a morte.

Após o homicídio, o autor subtraiu aproximadamente R$ 20 mil em dinheiro, um caminhão, uma arma de fogo e outros objetos pertencentes ao sargento.

A prisão ocorreu em Itapiranga, a 227 quilômetros de Manaus, ainda no mesmo dia, após diligências realizadas pela 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP). A Polícia Civil também recuperou a arma utilizada, enterrada em área rural, dois coletes balísticos, aparelhos celulares e o caminhão roubado.

O delegado Mário Luiz Monteiro destacou que o caso envolveu “uma disputa direta por pagamento, que motivou a ação criminosa”. Já o delegado Aldiney Nogueira afirmou que o autor demonstrou “extrema frieza e nenhum arrependimento”.

Edson já possuía antecedentes criminais, incluindo prisão em 2024 por posse de motocicleta furtada em Itacoatiara. Portanto, ele permanecerá à disposição do Poder Judiciário após audiência de custódia.