Veja agora a coluna “5 FATOS DA CNN”

 

Quarta-feira, 2 de agosto de 2023Comitê do Banco Central decide hoje taxa básica de juros; após um ano em 13,75%, expectativa é que instituição inicie ciclo de afrouxamento da Selic, enquanto mercado diverge se corte será de 0,25 ou de 0,50 ponto percentual

Taxa de juros

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulga nesta quarta-feira (2) a decisão sobre a taxa básica de juros, em conclusão da reunião iniciada na na terça-feira (1º). A expectativa tanto de mercado como de governo é que o Comitê promova um corte na taxa atual, de 13,75% ao ano, definida na reunião de agosto, quando foi reajustada em 0,25 ponto percentual. Desde então, o Copom tem decidido pela manutenção da taxa básica de juros, ao longo de sete reuniões seguidas. Assim, o patamar de juros no país continua no maior nível desde dezembro de 2016. Na última decisão, o comunicado do Copom citou “paciência e serenidade” com a condução da política monetária em relação à inflação.

Petrobras

O conselho de administração da Petrobras pediu que a estatal avalie a contratação de assessores para cada um dos onze conselheiros com salários — estimados por fontes graduadas da estatal — que ficariam entre R$ 35 mil e R$ 90 mil. Os cargos seriam de livre nomeação e a remuneração definida pelo próprio conselho. Também foi encaminhada uma demanda para que a estatal pague cursos na área de óleo e gás para os conselheiros. Os pedidos foram encaminhados internamente por indicados do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Um deles é o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Sampaio Mendes, que preside o conselho da estatal. O outro é Vitor Saback, secretario de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do ministério.

Operação em Guarujá

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), está sendo pressionado por aliados a retirar as câmeras dos uniformes dos policiais e é criticado pelo governo federal pela operação especial que acontece no litoral sul do estado após o assassinato de um soldado das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota). O número de mortos em confrontos com as forças de segurança chegou a 14 na terça-feira (1º). O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que a reação da polícia paulista ao assassinato não parece proporcional. Em resposta às críticas, Tarcísio afirmou que não existe combate ao crime organizado sem efeito colateral e que vai investigar eventuais excessos cometidos pela Polícia Militar.

Copa Libertadores

O lateral-esquerdo Marcelo, do Fluminense, se pronunciou nas redes sociais após se envolver na jogada que resultou na grave lesão do lateral-direito Luciano Sánchez, do Argentinos Juniors, em jogo nesta terça-feira (1), em Buenos Aires, pela Copa Libertadores. A partida terminou 1 a 1. Após um drible, aos dez minutos do segundo tempo, Marcelo pisou sem querer na perna de Luciano, que teve luxação completa do joelho esquerdo (deslocamento entre fêmur e tíbia) e deve ficar afastado por um longo período. Apesar de não ter tido maldade no lance, Marcelo foi expulso com cartão vermelho direto. No Instagram, o lateral tricolor desejou muita força e boa recuperação a Luciano Sánchez. Em outros jogos da rodada da Libertadores, o River Plate virou sobre o Internacional e venceu por 2 a 1 na Argentina e o Bolívar venceu o Athlético-PR por 3 a 1 na Bolívia.

Cúpula amazônica

Representantes de 15 países devem participar da cúpula amazônica, em Belém, na próxima semana. Temas como desmatamento ilegal, combate ao crime organizado e financiamento externo para o desenvolvimento sustentável devem ser debatidos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá receber quase uma dezena de chefes de Estado ou de governo, principalmente da América do Sul. Autoridades da Europa, da África, da Ásia e do Caribe também vão estar presentes. “A cúpula é o início de um processo, não uma linha de chegada”, define a secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Gisela Padovan. Na opinião de Padovan, o objetivo é fortalecer a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), criada em 2002 com o objetivo de aproximar iniciativas dos países da região.
Veja sobre o que as pessoas estão falando.
Leia e compartilhe as notícias
João Pessoa
Cachorro leva três tiros na cabeça e sobrevive após disparos do donoSuperlua
Satélite natural brilha nos céus do Brasil e outras partes do mundo

Thais Medeiros
Jovem que cheirou pimenta tem alta de hospital e terá atendimento domiciliar

Militar preso 
ONU pede e Coreia do Norte não dá informações sobre soldado americano detido

Austrália
Ex-funcionário de creche é acusado de mais de 1.600 crimes de abuso infantil

38%
É a porcentagem de aumento do preço do self-service por quilo na capital paulista desde janeiro de 2020, segundo levantamento do Procon-SP. Leia mais.

“No momento que a marcha saiu, eu recebo a ligação de um colega responsável pela segurança de um dos órgãos dos Três Poderes muito preocupado e ele me pede para falar com o General ‘GDias’. Eu ligo para ele por volta das 13h30.”

Do ex-diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Saulo Moura da Cunha, que diz ter avisado o general Gonçalves Dias, ex-ministro-chefe do GSI, sobre o risco de invasão aos Três Poderes no dia 8 de janeiro. Leia mais

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que “excessos serão investigados” na operação da Polícia Militar que deixou 14 mortos em Guarujá, no litoral de São Paulo, em busca dos responsáveis pela morte do soldado da Rota Patrick Bastos Reis. Assista ao vídeo.
Twitter
Facebook
Website
Copyright © 2023 CNN Brasil, All rights reserved.
 

CNN Brasil