Ministra Sonia Guajajara embarcou para Atalaia do Norte na manhã desta segunda-feira (27). — Foto: Rôney Elias/Rede Amazônica.
Ministra chega ao AM para visitar o Vale do Javari, região onde Bruno e Dom foram mortos

Comitiva do governo federal vai se reunir com lideranças locais para reforçar segurança na região.
Por g1 AM
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, desembarcou no Amazonas, nesta segunda-feira (27), para visitar o Território Indígena Vale do Javari. Marcada por conflitos como tráfico de drogas e pesca ilegal, a reserva fica na região onde o indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips foram mortos no ano passado.
Sonia Guajajara e representantes dos Ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos desembarcaram no Aeroporto Internacional de Tabatinga. De lá, a comitiva seguiu em um avião anfíbio para Atalaia do Norte, município onde está localizado a maior parte do Vale do Javari.
Além de integrantes do governo federal, também participam da visita o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), general Carlos Alberto Mansur; a secretária de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), Jussara Pedrosa, e o atual diretor-presidente da Fundação Estadual do Índio (FEI), Vandelerlei Alvino.
O encontro foi planejado pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja). O principal objetivo é fortalecer a atuação das forças de segurança para garantir a proteção dos direitos indígenas, socioambientais e também de servidores que atuam na fiscalização do território.