Jael Lucena – Rios de Notícias
MANAUS (AM) – Relatos de assaltos em plena luz do dia nas diversas paradas de ônibus em Manaus são habituais por parte dos usuários de transporte público. Logo pela manhã, ou mesmo nos últimos horários das linhas, os passageiros também reclamam dos perigos que passam ao entrar nos coletivos e serem surpreendidos com os constantes assaltos realizados por pessoas armadas com facas e armas de fogo nos ônibus, principalmente, os que fazem trajetos mais longos, como são os das linhas das zonas Norte e Leste da capital amazonense.
Os dados são da própria Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). No site www.ssp.am.gov.br é possível monitorar os registros feitos de assaltos em coletivos. Conforme os dados, até setembro deste ano, Manaus teve 924 registros de roubos em transportes coletivos, o mês com maior incidência foi o mês de junho com 137 .
Conforme dados do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) cedidos à reportagem da RÁDIO RIOS FM 95,7, as cinco linhas de ônibus mais assaltadas são: 652; 640; 415; 650 e 560.
Trecho e zonas mais assaltadas: Zona Sul – na avenida Rodrigo Otávio – onde os veículos são desviados para a zona da mata da Ufam. Na Zona Norte acontece na avenida Max Teixeira, próximo a entrada do conjunto Beija-Flor. E na Zona Leste é na avenida Autaz Mirim, na altura do Nenê Park, que os bandidos se aproveitam da vulnerabilidades dos usuários do transporte coletivo.
No dia 14 de junho deste ano, passageiros da linha 640 foram rendidos por assaltantes quando o ônibus passava pela Max Teixeira, na Zona Norte. Oito criminosos armados com armas de fogo e facas renderam o motorista e os passageiros do coletivo.
Leia também: Quadrilha é presa após assaltar ônibus de rota do Distrito Industrial de Manaus
Já na noite do dia 4 de novembro deste ano, assaltantes obrigaram um passageiro a ficar só de cueca dentro do ônibus da linha 678, no bairro Coroado, Zona Leste de Manaus.
As linhas que atendem a Universidade Federal do Amazonas também são constantemente alvo de criminosos, motivo que, no ano passado, levou os estudantes da instituição pedirem à reitoria da Ufam que solicitassem um posto permanente da Polícia Militar no Campus da universidade.
A reportagem da REDE RIOS entrou em contato com a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) que informou, “que a atuação do órgão é providenciar reformas e manter a iluminação nos pontos de paradas de ônibus”.
E como exemplo citou as recentes reformas realizadas nas plataformas elevadas da avenida Constantino Nery, onde foi feito reforço da iluminação do local. As reformas e reforço na iluminação continuam em todas as zonas da cidade, pontua o IMMU.
Leia também: Grupo armado assalta e agride passageiros em ônibus da linha 652, na zona Sul de Manaus
Já o Sinetram destacou que tem investido em tecnologia de pagamentos de passagem e facilitando a emissão de cartões passafácil, com ações itinerantes para incentivar o uso dos meios de pagamento digitais, e assim diminuir a circulação do dinheiro nos ônibus. Ainda conforme o órgão, em muitas capitais que já tiraram o dinheiro a bordo não existe assalto durante a viagem.
A reportagem também entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado para saber que ações estão sendo implementadas para reduzir esses números, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno. O espaço segue aberto.

 
				
 
											
 
											
