
Manaus oferta vacina bivalente para 7 grupos prioritários; entenda indicações

Semsa informou que não tem previsão para ampliação da oferta da vacina, que combate a Covid-19, para os demais grupos.
Por g1 AM

Manaus está ofertando a vacina bivalente contra a Covid-19 para sete grupos prioritários, no momento. Saiba quem são esses grupo e entende as indicações e importância do imunizante.
Na capital do Amazonas, a vacina bivalente está disponível para sete grupos prioritários desde o dia 15 de fevereiro deste ano.
LEIA TAMBÉM:
Grupos prioritários
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) listou para o g1 os sete grupos prioritários da vacina bivalente em Manaus. Veja quais são:
- idosos com 60 anos ou mais,
- gestantes e puérperas,
- imunossuprimidos,
- pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores,
- indígenas aldeados,
- ribeirinhos e
- quilombolas.
Prefeito de Manaus tomando vacina contra Covid 19 (SEMCOM)
A secretaria também explicou como fica o intervalo entre as doses.
“Os grupos formados por idosos a partir dos 60 anos e pessoas acima de 12 anos puérperas, gestantes, imunossuprimidos, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, residentes e trabalhadores em instituições de longa permanência, que tenham tomado a segunda dose das vacinas monovalentes ou qualquer dose reforço há, pelo menos, quatro meses, já podem receber a vacina bivalente”, reforçou.
De acordo com a Semsa, por estar mais vulnerável às formas graves da Covid-19, esses grupos têm prioridade para receber o imunizante. “Mas a Semsa reafirma a importância das vacinas monovalentes, que são essenciais para impedir as manifestações graves da doença nas demais pessoas”, destacou a secretária Shádia Fraxe.