
Fluminense x Flamengo no Maracanã, Fla-Flu — Foto: André Durão
Na final da Taça Guanabara de 2001, Fla-Flu para definir quem seria o primeiro garantido na decisão do Estadual daquele ano. Com o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, a decisão foi para os pênaltis. Quarto a bater pelo Flamengo, o lateral-esquerdo Cássio chutou no lado esquerdo do goleiro Murilo, que espalmou. A bola subiu, pegou efeito, quicou e entrou, para dar a vantagem novamente para o Flamengo. Aquele não foi o gol da classificação, marcado por Beto na cobrança seguinte. Mas ficou marcado como o Fla-Flu do pênalti do Cássio.
Um atropelo tricolor daqueles que o adversário quase não vê a cor da bola. Com Fábio Bala, Carlos Alberto e Ademílson, o Fluminense marcou três vezes em 11 minutos para definir a partida ainda no início do primeiro. O Flamengo estava invicto até então e o Flu era o sétimo no Campeonato Carioca. Porém, a confiança rubro negra deu lugar ao “olé” tricolor.
Flamengo 4 x 3 Fluminense em 2004 – Aquele da virada com Roger Guerreiro
Três anos depois de Cássio e o pênalti mágico darem a Taça Guanabara para o Flamengo, outro lateral-esquerdo foi importante para a vitória rubro negra. O time começou na frente com Jean, mas perdia de virada e escutava novos gritos de “olé”, assim como no ano anterior. Eis que aos 24 minutos, Felipe diminuía. Dois minutos depois vem o empate com Roger Guerreiro e aos 30 ele mesmo – que saíra vaiado no primeiro tempo do jogo anterior – marcava o gol da virada e da vitória do Flamengo.
Fluminense 4 x 1 Flamengo em 2005 – Aquele do golaço do Preto Casagrande
A final da Taça Rio de 2005 entre Flamengo e Fluminense iria definir quem enfrentaria o Volta Redonda na decisão do Campeonato Carioca daquele ano. Há quem diga que o baile tricolor foi causado com a benção de João Paulo 2º, que morreu no dia anterior. A despedida da geral do Maracanã contou com uma goleada com direito a golaço de Preto .
Com times mistos para a partida, já que estavam garantidos nas semifinais da Taça Guanabara, Flamengo e Fluminense só começaram a dar graça para o clássico no segundo tempo daquela partida. No início da etapa final, Kleberson abriu o placar, mas Thiago Neves mostrou que em Fla-Flu tem que ter disposição e habilidade, como dizia a música do momento. O camisa tricolor marcou três vezes (duas de falta e um golaço com direito a caneta) e eternizou o “créu” ao mostrar todo o gingado na comemoração do segundo e terceiro gols tricolores.
Vindos de duas arrancadas históricas no ano anterior, Flamengo e Fluminense se encontravam pela primeira vez. Mesmo com a vitória rubro negra, a partida rendeu crise na Gávea, com Petkovic afastado por não obedecer ordens do vice-presidente de futebol Marcos Braz. O Flu começou melhor e abriu 3 a 1 no placar. Mas Vagner Love, Kleberson e Adriano concretizaram a virada do Flamengo. Se até então a defesa tricolor era invicta, o ataque rubro-negro tinha uma dupla que terminou o jogo com metade dos gols do time até então.
O argentino Darío Bottinelli entrou para a história do clássico com dois chutaços de fora da área no fim do jogo. Os belos gols foram essenciais para que o Flamengo virasse para cima do Fluminense o jogo do Campeonato Brasileiro daquele ano. No primeiro gol, Bottinelli conversa com Thiago Neves, à época no Flamengo, pede para bater a falta e pede para o companheiro de equipe confiar nele. Deu certo. Deu tão certo que a confiança permaneceu alta para um chutaço no canto de Cavalieri que fez com que marcasse seu nome e fosse relembrado 12 anos depois.
Com gols de Arrascaeta e Gabigol, Flamengo bate o Fluminense e avança para as quartas da Copa do Brasil
Time de Diniz consegue controlar boa parte do jogo, mas Rubro-Negro é mais contundente
No quinto Fla-Flu do ano, o Rubro-Negro se saiu melhor, venceu o Tricolor por 2 a 0, nesta quinta, no Maracanã, e garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. O Fluminense conseguiu ter mais volume de jogo, posse de bola, mas parou na forte marcação organizada por Sampaoli. O Flamengo, por sua vez, foi mais contundente e teve as melhores chances do jogo, sendo bem-sucedido em duas. Arrascaeta abriu o placar no primeiro tempo, e Gabigol ampliou no finzinho, mesmo machucado.
Jogo de hoje
No histórico do clássico, a vantagem é para a equipe Rubro Negra. Em 377 jogos, foram 137 vitórias para o Flamengo, contra 120 para o Tricolor Carioca. No último confronto, válido pela Copa do Brasil, o Mengão bateu por 2 a 0 e se classificou para as quartas de final.
Onde assistir ao vivoFluminense x Flamengopelo Brasileirão
O jogo deste domingo , às 16h,entreFluminense e Flamengo terá transmissão ao vivo na TV Globo e Premiere.
Como assistir o jogoFluminense x Flamengoonline?
Você pode assistir a partida online através pelo Premiere, através das plataformas Amazon Prime Video e Globoplay.
Quais são os próximos jogos do Fluminense?
- 24/07 – Coritiba x Fluminense – Brasileirão
- 29/07 – Fluminense x Santos – Brasileirão
Quais são os próximos jogos do Flamengo?
- 22/07 – Flamengo x América MG – Brasileirão
- 26/07 – Flamengo x Grêmio – Copa do Brasil