Aposentados no Brasil têm a penúltima qualidade de vida no mundo, revela ranking

 

O Brasil apresenta um índice de bem-estar na aposentadoria alarmante de apenas 4%

Letícia Rolim – Rios de Notícias

MANAUS (AM) – O Brasil enfrenta desafios na qualidade de vida de seus aposentados, de acordo com o Índice Global de Aposentadoria Natixis. O estudo, que considera saúde, finanças, qualidade de vida e bem-estar, posicionou o país na penúltima colocação, com um índice de bem-estar na aposentadoria alarmante de apenas 4%. Ficando apenas à frente da Índia.

Noruega e Suíça lideram o ranking, enquanto Colômbia, México e Chile se destacam como os melhores colocados na América Latina, ocupando a 35ª posição. Entretanto, todos os países latino-americanos listados enfrentam baixos índices de bem-estar na aposentadoria, todos abaixo de 40%.

O Brasil, apesar de ocupar o primeiro lugar em taxas de juros e o quinto em dependência dos aposentados de serviços públicos na velhice, sofreu com um aumento acentuado na inflação e nos preços do petróleo, alimentos e habitação, afetando diretamente o poder de compra dos aposentados e gerando preocupações quanto à sua capacidade de satisfazer necessidades básicas e manter um padrão de vida digno.

O país ocupa a 43ª posição em um sub-índice que avalia o bem-estar material, registrando apenas 9%, o menor. Esse desempenho coloca o país como o quarto pior entre os países integrantes de blocos econômicos, incluindo a OCDE e os BRICS. Em comparação, a Colômbia está na 41ª posição com 11%, e o México ocupa o 40º lugar com 29%.

O Brasil ocupa a 43ª posição em um sub-índice que avalia o bem-estar material e fica à frente apenas da Índia (Arte: Markus Santos/Rios de Notícias)

O relatório, que analisa 18 indicadores de performance, chama a atenção para a inflação, que tem atingido níveis recordes em alguns países, superando os índices dos últimos 40 anos.

O estudo revela a necessidade urgente de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos aposentados no Brasil, visando garantir um futuro mais seguro e confortável para essa parcela da população.

Veja a posição dos países no ranking global de aposentadoria:

  1. Noruega
  2. Suíça
  3. Islândia
  4. Irlanda
  5. Austrália
  6. Nova Zelândia
  7. Luxemburgo
  8. Holanda
  9. Dinamarca
  10. República Tcheca
  11. Alemanha
  12. Finlândia
  13. Suécia
  14. Áustria
  15. Canadá
  16. Israel
  17. Coreia do Sul
  18. Estados Unidos
  19. Reino Unido
  20. Bélgica
  21. Eslovênia
  22. Japão
  23. Malta
  24. França
  25. Estônia
  26. Polônia
  27. Cingapura
  28. Portugal
  29. Chipre
  30. Eslováquia
  31. Itália
  32. Hungria
  33. Lituânia
  34. Chile
  35. Letônia
  36. México
  37. Rússia
  38. Espanha
  39. China
  40. Grécia
  41. Turquia
  42. Colômbia
  43. Brasil
  44. Índia