Aumento da violência no estado do Amazonas é culpa da gestão de Wilson Lima , dizem parlamentares
Manaus – Parlamentares reagiram com críticas ao Governo do Amazonas após a revelação, na terça-feira, 28, que o Estado liderou o aumento da taxa de violência do País. Sob a gestão de Wilson Lima, o Amazonas ficou na frente na taxa de assassinatos, com alta de 49º/., ao somar 1.670 mortes entre 2020 e 2021. No período, Manaus concentrou 57,5º/. dos crimes e puxou o índice da violência, com 1.060 assassinatos, crescimento de 58,7º/.
Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Para o deputado federal José Ricardo (PT-AM), a situação da segurança pública no Amazonas é muito grave.
“O governo do Estado diz ter investido R$ 280 milhões na melhoria da segurança pública, mas vemos que, até agora, nada foi feito. Quase todas as delegacias do interior estão caindo aos pedaços, está faltando policiais para fazer o policiamento ostensivo. Temos poucas investigações e muito desânimo entre os trabalhadores da Segurança e, portanto, devemos saber o que foi feito com estes recursos e a promessa de investimentos na área de segurança pública”, afirmou.
Ainda segundo o parlamentar, além do governo do estado, a gestão do governo federal também negligenciou a criminalidade no Amazonas.
“Estes dados mostram o descaso do governo estadual e do governo federal em relação à segurança pública. Todos os indicadores mostram o crescimento da violência na região Norte e o Amazonas, em particular, está em primeiro lugar em termos de assassinatos e os casos também afetam o interior do Estado. Temos municípios do Amazonas entre os mais violentos do Brasil, ou seja, o governo federal cortou recursos no combate a violência no interior do Estado”, destacou o parlamentar.
O deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) disse, ontem, que o Amazonas vive uma crise generalizada na segurança pública e defendeu, mais uma vez, intervenção federal na pasta para diminuir a escalada da violência que assusta a população da capital e interior.
“O governador do Amazonas perdeu o controle da segurança pública e a prova mais recente disso são esses dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Todos os dias, a população sai para trabalhar com medo. Todos os dias, vemos na imprensa crimes que resultam em mortes violentas e o nosso estado sendo, mais uma vez, destaque negativo nacional e até internacional”, destacou Ricardo Nicolau.
Por sua vez, o deputado Dermilson Chagas (Republicanos) destacou que a falta de investimento na Segurança Pública do Amazonas fez com que o Amazonas se tornasse o estado brasileiro mais violento em 2021.
“O governador Wilson Lima não aparelhou a Segurança Pública devidamente, não dando o suporte que tanto a PM (Polícia Militar) quanto a Polícia Civil merecem, principalmente no interior do Estado. Eu visitei delegacias de vários municípios e o que eu encontrei foi um cenário de abandono, com delegacias funcionando sem a mínima estrutura”, frisou.
Fonte:D24am
FOTOS ARQUIVO:



